Agrilaser-Handheld

Como funciona a tecnologia laser para o controlo de aves

A tecnologia laser para controle de aves foi utilizada pela primeira vez em meados dos anos 70, como alternativa ao uso de produtos químicos potencialmente perigosos para os animais e o meio ambiente. Desde então, várias empresas surgiram utilizando a tecnologia laser como base para seus produtos de controle de aves.

Conteúdo:

Como funcionam os repelentes a laser para pássaros?

Os repelentes a laser para pássaros utilizam tecnologia laser verde. Quando o feixe de laser em movimento incide na área onde os pássaros pousam ou nidificam, eles percebem como uma ameaça física que se aproxima. Isso afeta seu instinto de sobrevivência e faz com que voem. Com o uso frequente do laser, os pássaros consideram a área como insegura e se mantêm longe da zona.

Tipos de repelentes a laser para pássaros

Existem dois grandes tipos de repelentes a laser para pássaros, dependendo do modo de uso:

Agrilaser-Handheld
  • Repelente Laser Manual, como o Agrilaser HandHeld, que pode ser adquirido na loja online de repelentes da BirdGard Iberia.
  • Repelente Laser Automático. Dentro dos repelentes a laser automáticos, existem dois subtipos:
    • Repelente Laser Automático para interiores, como o Bird Lazzzer, que pode ser adquirido na loja online de repelentes da BirdGard Iberia.
    • Repelente Laser Automático para exteriores, como o Avix Autonomic. Requer autorizações especiais e um técnico especialista para a sua instalação.
Bird-Lazzer

O sistema laser serve para afugentar qualquer espécie de ave?

Os repelentes a laser são mais eficazes em espécies de aves de grande porte: como gansos, cormorões, gaivotas, pombos… Ou em espécies de pássaros que voam em grandes bandos: tordos, estorninhos, por vezes pardais.

Convém utilizar os lasers quando os pássaros ainda não estão nidificando na área. Se os pássaros já estão nidificando na área, é importante remover os ninhos e limpar a área. Dependendo da espécie de ave, pode ser necessária uma autorização do órgão local competente, antes de remover os ninhos.

O sistema laser é eficaz contra pássaros?

Em geral, sim. Mas deve-se levar em conta que, quando usado ao ar livre, o sistema laser é mais eficaz durante o amanhecer, entardecer e em condições de baixa intensidade luminosa. Por exemplo, em dias nublados, chuvosos ou com nevoeiro.

A maioria dos repelentes a laser para exteriores tem um alcance máximo de até 2500 metros. No entanto, em condições de alta intensidade luminosa (por exemplo, à luz do dia), o repelente a laser perde muito alcance e, portanto, torna-se menos eficaz.

O alcance alcançado por um repelente a laser para exteriores em condições de alta intensidade luminosa depende do modelo do repelente e da potência de saída do laser.

No início, use o laser diariamente, em sessões de cerca de 10-15 minutos, projetando o laser na área onde os pássaros descansam. Dessa forma, os pássaros começam a entender que a área é potencialmente perigosa e eventualmente a abandonam.

A tecnologia laser para controle de aves é perigosa para as pessoas?

A maioria dos repelentes a laser de aves utiliza tecnologia laser de tipo 3B, potencialmente perigosa. O uso inadequado desse tipo de laser pode causar lesões oculares e lesões na pele em pessoas.

É necessário obter um certificado de operador de laser antes de usar um repelente a laser. Normalmente, esse certificado de operador de laser é obtido após a conclusão de um curso online gratuito oferecido pelo fornecedor e a aprovação em um questionário de avaliação de conhecimento. Para mais informações, consulte o seu fornecedor sobre os requisitos de compra e utilização.

Para utilizar um laser automático no exterior, é necessário solicitar uma autorização para a sua instalação, bem como delimitar a área, alertando por meio de sinais gráficos sobre os riscos de entrar na área quando há um laser do tipo 3B em funcionamento.

O laser nunca deve ser direcionado às pessoas, nem aos olhos. Também não deve direcionar o laser para o céu, aviões, superfícies refletoras, casas ou edifícios. Leia atentamente as especificações técnicas, normas de segurança, uso funcional, etc., dos manuais do produto antes de usá-lo.

A tecnologia laser faz mal aos pássaros?

Não, os repelentes a laser não fazem mal aos pássaros.

Por que o laser é verde?

O verde é a cor que funciona melhor para assustar e afugentar pássaros. Destaca-se bem na maioria das superfícies e é claramente visível para as aves.

Quais são as principais vantagens da tecnologia laser para controle de aves?

A principal vantagem da tecnologia laser é que é completamente silenciosa. Os resultados são rápidos e duradouros. Em geral, os pássaros não se acostumam com o laser em movimento. É um sistema de controle de aves respeitoso com o meio ambiente e com os animais.

Quem são os principais usuários dos repelentes a laser?

Os lasers manuais anti aves são muito utilizados por empresas que oferecem serviços de controle de pragas e por falcoeiros, após obterem o certificado de operador de laser.

Por vezes, as aves dos falcoeiros não podem voar devido às condições da área ou às condições climáticas adversas. Nesses casos, os falcoeiros podem usar o laser anti-aves para continuar a fornecer o serviço de controle de aves aos seus clientes. Graças ao seu peso leve e tamanho compacto, podem levar o repelente a laser manual na sua rotina diária para afugentar aves das instalações dos seus clientes e como complemento à ação das aves de rapina.

Os serviços de controle de fauna dos aeroportos também utilizam repelentes a laser manuais para afastar aves das pistas antes da aterragem ou descolagem dos aviões.

Muitas empresas do setor alimentício utilizam o repelente a laser interior Bird Lazzzer para reduzir a presença de pardais ou pombos no interior das suas instalações e armazéns. Dessa forma, evitam os riscos sanitários decorrentes da presença de aves e possíveis penalidades por não cumprimento das auditorias de saúde.

Sistemas de Laser Anti Aves – Referências de Clientes