BroadBand-Pro

Repelente Broadband Pro – Perguntas frequentes

Para afugentar pássaros, costuma ser mais eficaz combinar diferentes tecnologias ou sistemas de controlo de aves. O efeito combinado de diferentes sistemas proporciona melhores resultados do que basear o controlo de aves em apenas um sistema. Por isso, o repelente BroadBand Pro (BB-Pro da Bird-X) é um sistema muito interessante para o controlo de aves, porque combina dois tipos de tecnologias: por um lado, é um repelente ultrassónico; por outro, é um repelente bioacústico que emite sons audíveis.

A BirdGard Iberia Portugal tem mais de 15 anos de experiência com o repelente BroadBand Pro. A seguir, resumimos as perguntas mais frequentes sobre este sistema de controlo de aves.

Como funciona o repelente BrodBand Pro?

BB-PRO-BIRD-X

O repelente BroadBand Pro combina dois tipos de tecnologias de controlo de aves:

  • Por um lado, é um repelente ultrassónico
    • Os ultrassons são ondas que operam num intervalo de frequências superior ao do ouvido humano. Por isso, a maioria das pessoas não ouve os ultrassons.
    • No entanto, muitas aves percebem os ultrassons e sentem-se incomodadas por eles. Há aves com uma maior capacidade auditiva, que são mais sensíveis do que outras aos ultrassons.
  • Por outro lado, é um repelente bioacústico que emite sons audíveis
    • Estes sons estão ao alcance da audição de pessoas e de aves
    • O BroadBand Pro emite sons de aves de rapina, pedidos de socorro de aves e sons eletrónicos de assédio.

Posso ativar e desativar a emissão dos sons audíveis?

Sim. Enquanto o BroadBand Pro estiver em funcionamento, estará sempre a emitir ultrassons. No entanto, é possível configurar a emissão de sons audíveis para que estes sejam ativados: apenas durante o dia, apenas durante a noite, ou durante as 24 horas do dia. Além disso, o BB-Pro possui um comando que permite regular o volume dos sons audíveis.

Que área de cobertura proporciona?

BroadBand-Pro-Instalacion

A cobertura do BroadBand Pro por ultrassons é de 350 metros quadrados. A cobertura do BroadBand Pro por sons audíveis é de 2,4 hectares.

Ou seja, a tecnologia de ultrassons está mais pensada para evitar que os pássaros pousem ou façam os ninhos em áreas mais próximas aos pontos onde os altifalantes do BB-Pro foram instalados. Enquanto a tecnologia de sons audíveis está desenhada para afugentar os pássaros em zonas mais extensas.

Posso instalar o BB-Pro no exterior?

Sim. O repelente BroadBand Pro consiste numa unidade central à qual são ligados quatro altifalantes externos, mediante cabos com cerca de 30 metros de comprimento. Isto proporciona muita flexibilidade no momento de instalar os altifalantes. Tanto a unidade central como os altifalantes foram desenhados para funcionar no exterior, suportam chuva, neve e outras condições meteorológicas.

Funciona com todos os tipos de pássaros?

Sim. O BroadBand Pro é um repelente universal que pode ser utilizado para afugentar as espécies de pássaros mais comuns: gaivotas, pombas, pardais, corvos, andorinhas….

A tecnologia de ultrassons é comum para todo o tipo de aves. O BB-Pro permite variar entre três tipos de ultrassons: HIGH – MED – LOW.

Por defeito, o BroadBand Pro vem de fábrica com um chip de sons universal para afugentar qualquer espécie de aves. No entanto, a BirdGard Iberia, devido aos seus anos de experiência no controlo de aves e com o repelente BroadBand Pro, tem a capacidade de adaptar a tecnologia de sons audíveis com um chip de som ainda mais específico às espécies de aves que tenham de ser afugentadas.

Posso ligar mais de quatro altifalantes ao BrodBand Pro?

Sim. O BroadBand Pro vem por defeito com quatro altifalantes externos e permite a conexão de até quatro altifalantes externos adicionais. Cada um destes altifalantes externos adicionais é ligado em série aos altifalantes do equipamento.

A BirdGard Iberia Portugal pode fornecer todos os acessórios disponíveis para o BB-Pro: cabo de ligação à corrente, cabo de ligação à bateria, painel solar de 25 Watts, altifalantes externos adicionais…

O que fazer se não o puder ligar à rede elétrica?

Não há problema. Pode também ligar o BroadBand Pro a uma bateria. Recomenda-se uma bateria de 12 Volts e 85 – 100 Ampérios. Solicite à BirdGard Iberia os cabos para ligação à bateria. A bateria deverá ser comprada numa loja especializada em baterias.

Se ligar o BroadBand Pro a uma bateria, quanto tempo é que esta irá durar?

Se ligar o BB-Pro a uma bateria, esta durará de 3 a 5 semanas. Neste caso, terá duas opções: ou ter duas baterias (uma de substituição) e trocá-las quando for necessário ou solicitar à BirdGard Iberia que lhe forneça um painel solar de 20 – 25 Watts, específico para os repelentes Bird Gard, para assim manter a bateria sempre carregada.

Funciona? É eficaz para afugentar os pássaros?

Com os pássaros não há uma ciência exata. O melhor é falar com a BirdGard Iberia sobre o seu caso em específico, para que aconselhem sobre a melhor solução.

Dito isto, a BirdGard Iberia Portugal tem mais de 15 anos de experiência com o repelente BB-Pro, tendo fornecido este repelente a cerca de 200 clientes: empresas de instalação e manutenção de painéis fotovoltaicos, empresas de restauração e gestão de edifícios, adegas, particulares… a BirdGard Iberia oferece uma garantia de devolução de 30 dias se o cliente não estiver satisfeito com os resultados do repelente BroadBand Pro. Nunca houve um pedido de devolução do BroadBand Pro. De facto, aproximadamente 3% dos clientes empresariais repetem a compra para outros projetos, ou para novas localizações.

Qual é o melhor complemento ao BroadBand Pro?

Falcão-Voador-Espanta-Aves

Normalmente, é melhor combinar o repelente BroadBand Pro com um repelente visual como o Falcão Voador, que simula o voo de uma ave de rapina na zona. Desta forma, os pássaros, por um lado, ouvem os sons das aves de rapina emitidos pelo repelente bioacústico BroadBand Pro e, por outro lado, veem um falcão a voar na zona. Isto cria um efeito sinérgico que melhora a eficácia da solução global.

Outra opção é combinar o BroadBand Pro com sistemas que reforcem a sua ação repelente em pontos críticos para evitar que os pássaros pousem ou façam os ninhos nestes pontos críticos. Entre estes sistemas estão os geles AviFin; ou o Eolo Urbano e Eolo Aranha.

No entanto, tudo depende de cada caso. O melhor é entrar em contacto com a BirdGard Iberia e explicar o seu caso em específico, para que aconselhem sobre o melhor complemento ao BroadBand Pro.