Piaghe-piccioni-tortore

Pragas de Pombos e de Rolas

As pragas de pombos e de rolas são um problema cada vez mais habitual nas nossas cidades. Espécies de pombos e de rolas, que há poucas décadas não estavam presentes no nosso território (ou só existiam em florestas, plantações e zonas rurais), migraram para as cidades.

Pragas de pombos e de rolas proliferam nas cidades. No meio urbano estas aves encontram alimento fácil, inúmeros pontos de água, zonas de nidificação e ausência de predadores. Tudo isto favorece o rápido aumento das suas populações.

As três pragas de pombos e de rolas mais habituais são:

Outras espécies de pombos e de rolas também presentes em Espanha, mas não tão habituais são:

Pragas de Pombos-das-Rochas – A espécie de pombos mais frequente nas cidades

pombo-das-rochas-columba-livia
Source: Wikipedia – Diego Delso

A praga de pombos mais habitual nas nossas cidades é a do pombo-das-rochas (Columba Livia), também chamado de pombo-comum.

É o típico pombo urbano que vemos em todas as cidades. É cinzento e distingue-se facilmente de outras espécies de pombos pelas duas linhas pretas que se podem ver nas asas, quando estão pousados.

Para fazerem os ninhos, reproduzir-se e proteger-se do frio no inverno e do calor excessivo no verão, estas pragas de pombos costumam escolher edifícios antigos ou abandonados, coberturas de edifícios industriais, ou terraços de andares vazios…

As principais razões pelas quais estas pragas de pombos estão a aumentar a sua população nas cidades são:

  • Os pombos-das-rochas são férteis a partir dos seis meses de idade
  • Realizam várias posturas por ano, de março a outubro
  • Estão perfeitamente adaptados aos ambientes urbanos
  • Nas cidades, encontram facilmente o alimento, o abrigo e a água de que necessitam para sobreviver e reproduzir-se.

Pombo-Torcaz – A espécie de pombo que migrou do campo para nidificar na cidade

pombo-torcaz-columba-palumbus
Fuente: Wikipedia – Tristan Ferne

O pombo-torcaz (Columba Palumbus) é facilmente reconhecido porque possui uma mancha branca característica em ambos os lados do pescoço.

O pombo-torcaz era até há pouco tempo uma espécie típica do campo, impossível de avistar nas cidades. No entanto, nas últimas décadas, o pombo-torcaz migrou do campo para a cidade, tornando-se, como o pombo-das-rochas, uma espécie de pombo urbano.

Da mesma forma como os pombos-das-rochas, os pombos-torcazes fazem os seus ninhos e reproduzem-se na cidade. Mas, ao contrário dos pombos-das-rochas, os pombos-torcazes costumam alimentar-se no campo. Nas cidades é possível ver bandos de pombos-torcazes que saem de manhã para os campos mais próximos à procura de alimento: bolotas, sementes, grãos de cereais, rebentos de plantas…

Pragas de Rolas-Turcas – Continuam a ser mais de campo do que de cidade

rolas-turcas-streptopelia-decaocto
Fuente: Wikipedia – Tony Hisgett

A rola-turca (Streptopelia decaocto) é fácil de distinguir das outras espécies de rolas, porque é creme e tem uma mancha preta característica no pescoço.

A rola-turca chegou nos anos 70, mas conseguiu um aumento populacional muito forte. Agora podemos encontrar pragas de rola-turca em toda a península, onde causam danos significativos às plantações.

As rolas-turcas, da mesma forma como os pombos-torcazes, migraram do seu habitat original no campo. Agora não é incomum encontrá-las nos parques da cidade.

Pombos-Bravos e Rolas-Comuns – Espécies menos comuns nas cidades

O pombo-bravo (Columba Oenas) é cinzento-azulado. Ao contrário do pombo-torcaz, não possui duas linhas pretas nas asas. E, ao contrário do pombo-das-rochas, não possui manchas brancas no pescoço. O pombo-bravo é uma das espécies presentes, mas não é tão comum nas cidades.

A rola-comum (Streptopelia Turtur) ou rola-europeia é identificada porque tem linhas pretas e brancas alternadas no pescoço e manchas laranjas e pretas nas asas. Como o pombo-bravo, está presente, mas é menos comum nos centros urbanos.

Problemas causados ​​pelas pragas de pombos e de rolas nas cidades

A adaptabilidade que os pombos e as rolas alcançaram para sobreviver em ambientes urbanos facilitou a sua proliferação nas cidades.

As pragas de pombos e de rolas causam muitos problemas nas cidades: sujidade e deterioração de prédios, automóveis, ruas … e até mesmo problemas de saúde pública.