Medidas para reduzir os danos dos coelhos na agricultura

Neste artigo, aprenderemos um pouco mais sobre os danos dos coelhos na agricultura e quais as quatro melhores medidas anti coelhos, para minimizar estes danos.

O coelho é uma espécie autóctone da Península Ibéria. Ao ser o primeiro elo na cadeia alimentar de muitas outras espécies, é vital para a biodiversidade do ecossistema mediterrâneo. 

No entanto, o coelho é a causa de muitos problemas para os agricultores. De facto, o coelho está incluído na lista da União Internacional para a Conservação da Natureza das 100 espécies exóticas invasoras mais nocivas do mundo.

O coelho, uma praga no campo

Os coelhos invadiram as zonas de campo. O problema com os coelhos afeta toda a Península.  Em algumas zonas de campo , o problema da superpopulação de coelhos não é novo, arrastando-se há mais de 10 anos. As principais razões para estas pragas de coelhos são duas: os coelhos têm muita comida disponível nas plantações e nas pastagens; e poucos predadores. Além disso, no passado foram feitas reintroduções de coelhos em algumas zonas para o desenvolvimento de outras espécies como aves, linces…

Danos causados pelos coelhos na agricultura e na pecuária

Na Península Ibéria, o coelho é uma das espécies selvagens que mais danos causa na agricultura. O coelho reduz bastante a produção das plantações e, portanto, a sua rentabilidade.

O coelho causa danos a todos os tipos de plantaçõesoliveiras, amendoeiras, cerejeiras, citrinos, pistacho, açafrão… mas principalmente nas vinhas e nos cereais. Na vinha, o coelho come os rebentos, o que faz com que a vinha não produza. O coelho também arrasa pequenas parcelas e hortas, onde, principalmente nas noites de primavera e verão, comem tudo. E o que não comem, roem, fazendo com que as plantas acabem por morrer.

A grande proliferação de coelhos também está a afetar a pecuária. Em algumas zonas, os coelhos destroem todo o pasto do gado, principalmente das ovelhas.

As quatro melhores medidas para minimizar os danos dos coelhos na agricultura

Existem quatro medidas fundamentais para controlar os danos provocados pelos coelhos na agricultura e assim recuperar a rentabilidade das plantações.

Algumas são medidas tradicionais, como as cercas das parcelas ou a caça com furão, e outras são medidas muito mais inovadoras, como os repelentes de coelhos por sons e/ou ultrassons.

  1. Repelentes de Coelhos. Existem dois tipos de repelentes de coelhosrepelentes de coelhos por sons e repelentes de coelhos por ultrassons
    • Os Repelentes de Coelhos por Sons emitem sons de predadores (matilhas de cães, lobos, disparos…) que assustam os coelhos e os afastam das plantações. Estes repelentes de coelhos por sons têm uma grande cobertura. Apenas um equipamento pode cobrir até 2,4 hectares.
    • Os Repelentes de Coelhos por Ultrassons detetam a passagem do animal e, nesse momento, disparam um apito de ultrassons, e opcionalmente, também um flash de luz.
    • Recomendamos o artigo “Como Repelir Coelhos com os Repelentes de Coelhos por Sons e Ultrassons”, onde encontrará informação detalhada sobre estes dois tipos de Repelentes de Coelhos.
    • Também recomendamos o artigo “Como Evitar os Coelhos nas Hortas – Experiência de Benito Sánchez,  no qual Benito -um dos clientes da BirdGard Iberia – explica como conseguiu afugentar os coelhos das suas hortas.
  2. Cercas e Pastores elétricos
    • Muitos agricultores instalam cercas nas suas plantações com os meios que têm, mas na maioria dos casos as cercas por si só não são suficientes, porque mesmo assim os coelhos conseguem passar.
    • Os pastores elétricos para coelhos têm de ser instalados ao nível do solo para evitar que os coelhos entrem nas plantações. Estes pastores elétricos produzem uma pequena descarga elétrica por contacto. Produzem melhores resultados do que as cercas tradicionais, mas não são soluções baratas, já que têm um custo de aprox. 2000€ por cada 400 metros lineares de pastor elétrico.
  3. Poleiros para Aves de Rapina e Caça com Furões
    • Em zonas onde não existam árvores, podem ser instalados poleiros para aves de rapina de forma a favorecer a presença deste tipo de aves que se alimentam de coelhos.
    • Outra técnica tradicional para controlar a população de coelhos é a caça com furões.
  4. Sementeiras de contingência e Fertilizantes
    • Estes fertilizantes têm concentrações de determinados princípios ativos que geram um sabor ou cheiro que causa aversão aos coelhos. É necessário reaplicá-los de vez em quando e a sua eficácia é reduzida com a rega ou a chuva.
    • As sementeiras de contingência consistem em semear plantas das quais os coelhos gostem pouco com a intenção de que provem primeiro estas e não passem para a plantação principal que queremos proteger.

Quando o problema com os coelhos é mais limitado e não são tão numerosos ao ponto de se tornarem uma praga que ataca as plantações, também podem ser capturados através de gaiolas armadilha para coelhos. Se está a considerar este método, recomendamos o artigo: “As melhores Gaiolas Armadilha para Animais. Comparação e Recomendações”.

Soluções anti coelhos que desaconselhamos

Não mencionámos na nossa anterior lista de medidas para combater os coelhos, alguns truques caseiros para repelir os coelhos (como, por exemplo: o uso de vinagre, picante, ovo cru, urina…) porque são truques de pouca ou nenhuma eficácia.

Também não consideramos outras práticas agressivas e proibidas, como o uso de venenos para coelhos. 

Embora pareça mentira pelo que explicámos até agora, mas o coelho é considerado como uma espécie em risco de extinção. E isto porque, embora o coelho esteja muito presente nas zonas agrícolas, é raro nas zonas de montanha onde é muito necessário para outras espécies como o lince ibério.

Que medidas anti coelhos são mais eficazes?

Todas as medidas mencionadas anteriormente são eficazes para reduzir os danos dos coelhos nas plantações.

Algumas destas medidas anti coelhos são mais caras de implementar: como os pastores elétricos; outras são mais difíceis de manter: como a presença de aves de rapina ou de furões; algumas outras, como os repelentes de coelhos por ultrassons, são mais adequadas para proteger hortas ou parcelas que não tenham uma grande extensão.

Em geral, o que melhor funciona para combater os coelhos, é combinar várias destas medidas. E selecionar as medidas anti coelhos mais adequadas a cada caso concreto.

Se tem problemas com os coelhos, recomendamos-lhe os seguintes artigos:

Entre em contacto com a BirdGard Iberia, para falar com um dos especialistas que lhe dará conselhos gratuitamente sobre a melhor solução para o seu caso.