Gel-Anti-Pombos

Gel Anti Pombos – Tudo o que deve saber

O Gel Anti Pombos foi criado para evitar que os pombos pousem ou façam os ninhos nas zonas onde é aplicado. Os geles repelentes de pombos foram desenvolvidos como alternativa aos típicos picos anti pombos. São uma solução eficaz, barata, fácil de aplicar, que não prejudica os pássaros. Aqui explicamos-lhe tudo o que deve saber sobre estes produtos.

Conteúdo:

Como funciona um Gel Anti Pombos?

O gel anti pombos funciona exclusivamente por contacto. Quando os pombos tentam pousar na zona onde o gel repelente é aplicado, tocam nele com as patas e voam imediatamente.

O gel repelente de pombos tem uma textura muito pegajosa. Os pombos sentem que vão ficar presos, criando-lhes uma sensação muito desagradável e não voltam a pousar nessa zona.

Os Geles Anti Pombos são produtos naturais? Qual é o seu princípio ativo?

Existem diferentes tipos de geles anti pombos no mercado. Nem todos são produtos naturais. Em geral, os geles anti pombos são agrupados em duas categorias, de acordo com o seu princípio ativo:

  • Geles anti pombos que têm como princípio ativo o polibuteno, uma substância petroquímica muito pegajosa. Não são produtos naturais.
  • Geles anti pombos cujo princípio ativo é o geraniol e a pimenta, ingredientes naturais e seguros. Estes geles anti pombos não contêm polibuteno.

Na BirdGard Iberia – Portugal não comercializamos geles anti pombos à base de polibuteno. O gel repelente de pombos que comercializamos é o «AviFin Gel«, à base de substâncias naturais. Portanto, as respostas às seguintes perguntas estão limitadas ao nosso gel anti pombos “AviFin Gel”.

Gel-Anti-Pombos-AviFin-Gel

Que aves o AviFin Gel afugenta? Serve para afastar outros pássaros além dos pombos?

O gel anti pombos Avifin é usado para afastar não só pombos, mas também pardais, pegas, melros, corvos… inclusive para evitar ninhos de andorinhas. O importante é que os pássaros toquem no gel repelente ao tentarem pousar na área.

O Gel Anti Pombos é realmente eficaz?

Sim, AviFin Gel é muito eficaz para evitar que as aves pousem numa determinada zona, e inclusive para impedir os ninhos das andorinhas. Ao seguir as recomendações de instalação fornecidas pela BirdGard Iberia com o produto, o gel anti pombos dá resultados muito bons. O importante é aplicar tantas linhas de gel como forem necessárias, dependendo da largura da superfície a proteger.

O Gel Anti Pombos prejudica os pássaros?

Não. O gel anti pombos AviFin não prejudica os pássaros. Os pássaros ao tocarem no AviFinGel levantam voo porque têm uma sensação muito desagradável, mas não ficam colados ou presos.

O repelente de pombos AviFin Gel é perigoso para as pessoas?

Não. O gel anti pombos AviFin não está classificado como perigoso. Pode ser utilizado tanto por profissionais no controlo de aves, como por particulares. De qualquer forma, é aconselhável mantê-lo fora do alcance das crianças.

Quando é que Gel Repelente de Pássaros deve ser usado?

Se necessitar afugentar pássaros numa grande extensão de terreno, então os geles repelentes de pássaros não são a solução para o seu caso. Nestes casos, terá de considerar outras soluções como os repelentes bioacústicos, lasers, ou os repelentes visuais de pássaros.

O gel repelente de pássaros foi pensado para evitar que os pássaros pousem em pontos concretos de um edifício, quer seja uma casa, um monumento histórico, um centro comercial, uma fábrica, ou um edifício de escritórios.

Os pássaros costumam pousar sempre nos mesmos pontos dos edifícios: nas cornijas, parapeitos, janelas, beirais, vigas… O gel anti pombos evita que os pássaros pousem nesses pontos críticos do edifício. Desta forma, o gel anti pombos é recomendável, entre outros, para os seguintes casos:

  • Evitar que os pombos pousem nas janelas.
  • Afastar os pombos da varanda.
  • Impedir que os pássaros pousem no mobiliário urbano: sinais, luzes, câmaras de segurança.

Como aplicar o Gel Anti Pombos?

O gel anti pombos é muito fácil de aplicar. No entanto, é fundamental seguir uma série de etapas antes da sua instalação para conseguir uma eficiência máxima. Aqui ficam as etapas detalhadas:

  1. Elimine os pontos de alimentação e de água. As aves, como as pessoas, ficam mais confortáveis ​​onde a comida e a água são abundantes e facilmente acessíveis. Sempre que possível, remova os pontos de comida e de água próximos.
  2. Limpe a zona. Os pássaros tentarão permanecer na zona, se sentirem que esta lhes pertence. Ou seja, vão querer ficar na zona se ainda lá estiverem os seus ninhos, penas, excrementos…. Antes de aplicar o gel repelente de pássaros, limpe bem a zona para criar um ambiente asséptico, que as aves não sintam que lhes pertence. Ao realizar a limpeza, não se esqueça de tomar as medidas necessárias para evitar riscos para a sua saúde. Também não se esqueça que algumas espécies de aves estão protegidas e que é necessário solicitar autorização à autoridade local competente antes de retirar os respetivos ninhos.
  3. Prepare o material. Meça a largura e o comprimento da zona a proteger, para calcular a abrangência necessária e o número de tubos de gel anti pombos necessários.
  4. Aplique o gel anti pombos numa superfície limpa e bem seca. Para isso irá necessitar de uma pistola de silicone. Aplique o AviFin Gel em todos os pontos críticos onde os pássaros pousem. Pode aplicar o gel diretamente sobre a superfície em linhas ou em ziguezague, certificando-se que a ave, ao tentar pousar, toca no gel Avifin com uma das suas patas. Aplique-o da seguinte forma:
    • Em superfícies com menos de 10 cm de largura, aplique um cordão de gel desde o rebordo exterior.
    • Em superfícies de 10 a 20 cm de largura, aplique dois cordões de gel separados aproximadamente uns 5 cm, começando aproximadamente 2,5 cm desde o rebordo exterior.
    • Em superfícies mais largas, aplique três ou mais cordões, espaçando cada cordão aproximadamente uns 5 cm do anterior.

Posso usar o Gel AviFin para evitar os ninhos das andorinhas?

Sim. Se vai usar o Avifin Gel para evitar os ninhos das andorinhas, aplique um ou dois cordões de gel na parede, vários centímetros por baixo do ângulo com o teto, para que fiquem aproximadamente no centro dos ninhos antigos.  Não se esqueça que as andorinhas são aves protegidas e necessita de uma autorização para retirar os ninhos, depois de estas os terem abandonado.

Quantos metros cobre um tubo de AviFin Gel?

Um tubo de Avifin Gel Anti Pombos é suficiente para proteger entre 8 e 10 metros lineares de superfície. Um tubo contém 310 ml de produto.Não se esqueça que, se a superfície for larga, deverá aplicar várias linhas de gel Avifin, certificando-se de que os pássaros tocam no gel quando tentam pousar.

De que cor são os geles repelentes de pombos? São visíveis?

Existem geles anti pombos transparentes, mas estes costumam ser os que são à base de polibuteno, que não são naturais. O gel anti pombos AviFin Gel tem uma cor castanha-amarelada, típica do seu princípio ativo (geraniol).

Depois de o gel ser aplicado numa cornija, num candeeiro ou num parapeito de uma janela… torna-se invisível a partir debaixo já que, ao contrário dos picos anti pombos, quase não sobressai da superfície onde é colocado.

Quanto tempo dura?

A duração do gel AviFin depende muito de é colocado ao ar livre ou em interiores. Ao ar livre pode durar até 2 anos. Em interiores ou em zonas semifechadas, pode durar até 4 anos.

Que temperaturas suporta?

Os geles anti pombos mantêm as suas propriedades tanto em ambientes frios, como em ambientes muito quentes. Em geral, mantêm o seu efeito pegajoso em temperaturas que podem variar de -9ºC a 90ºC.

Como removê-lo?

Pode ser removido muito facilmente. Apenas é necessário limpar a superfície com água e sabão.

Quais são as Vantagens e Desvantagens do Gel Anti Pombos?

Vantagens:

  • Fácil de usar.
  • Aplicação rápida.
  • Eficaz.
  • Económico.
  • Produto à base de substâncias naturais.
  • Não tóxico.
  • Não prejudica os pássaros nem o meio ambiente.
  • Em comparação com os picos, é muito mais estético. Praticamente invisível.
  • Remove-se facilmente.
  • Não necessita de manutenção.

Desvantagens:

  • Não é permanente.
  • É necessário reaplicá-lo depois de passada a sua vida útil.
  • Está pensado para cobrir pontos críticos. Não serve para cobrir grandes extensões de terreno. 

É conveniente combinar o Gel Repelente de Pássaros com outros produtos?

O gel repelente de pássaros combina muito bem com o Falcão Espanta Pássaros, que é um repelente visual que evita que os pássaros se aproximem da zona que queremos proteger. Muitas vezes, o falcão espanta pássaros minimiza tanto o problema com os pássaros na zona a proteger, que depois pode poupar no número de tubos do gel anti pombos. O gel anti pombos servirá para reforçar os pontos críticos e impedir que os pássaros pousem nesses pontos.

Se tiver dúvidas, o melhor é entrar em contacto com a BirdGard Iberia – Portugal para que lhe recomendem os melhores produtos para o seu problema específico com os pássaros.

Por que vale a pena comprar o Gel Anti Pombos na BirdGard Iberia – Portugal?

A maioria dos nossos clientes opta pelo gel repelente de pombos porque é uma solução natural, económica, muito fácil de aplicar e que não prejudica as aves de forma alguma.

Na BirdGard Iberia somos especialistas em repelentes. Por isso, não só lhe fornecemos o melhor gel anti pombos como também lhe prestamos um apoio personalizado e gratuito sobre onde e como o instalar. Além disso, explicamos-lhe quais são os melhores complementos ao gel para solucionar o seu problema com os pássaros da forma mais económica e eficaz. Se tiver qualquer problema, estamos ao seu lado para o acompanhar em todo o processo.