Espantar-Pardais

Espantar Pardais

Além deste artigo proporcionar excelentes recomendações sobre como espantar pardais também:

  • Fornece uma interessante informação geral sobre pardais, que é interessante conhecer e ter em conta para conseguir afastar pardais de forma mais eficaz
  • Explica os principais problemas provocados pelos pardais em diferentes espaços. Em quintas e plantações agrícolas; jardins e casas; armazéns de carga, esplanadas de cafés e restaurantes, empresas de alimentação, etc…
  • Fornece uma série de recomendações a ter em conta antes da instalação de um repelente para pardais
  • Recomenda o Repelente para Pardais por Sons Bird Gard com chip #62, como a solução mais eficaz para espantar pardais. Nos casos em que um repelente por sons audíveis não for viável, proporciona conselhos sobre outros produtos para o controlo de pardais

Antes de Espantar Pardais, o que devemos saber sobre estes pássaros

Todos nós conhecemos muito bem os pardais, são pássaros comuns e estamos muito habituados a vê-los. No entanto, é importante conhecer alguns dados sobre eles, que depois serão muito úteis para conseguir espantar os pardais de forma eficaz:

Espantar Pardais
  • Informação Geral sobre os Pardais:
    • Os pardais (Passer domesticus) são pássaros muito comuns. Estão por todo o lado nas nossas aldeias e cidades e durante todo o ano
    • Ao serem pássaros pequenos, conseguem entrar em todo o lado e, inclusive, fazer os ninhos em espaços muito pequenos
    • Os pardais são pássaros muito adaptáveis, e –ao contrário do que muitas pessoas pensam – podem ser bastante agressivos. Os pardais não hesitam em atacar outras espécies de pássaros, destruir os seus ninhos e ovos…
  • Alimentação dos pardais: Os pardais alimentam-se de sementes, ração para o gado, grão, larvas e pequenos insetos. Nas zonas urbanas, os pardais aproveitam-se principalmente dos desperdícios e dos restos deixados pelo homem
  • Períodos de criação e vida dos pardais:
    • Tipicamente, os pardais constroem os ninhos na primavera e põem os ovos de abril a agosto
    • Normalmente põem 3 a 5 ovos, que incubam durante cerca de 2 semanas. Os filhotes dos pardais começam a voar 15 dias depois do nascimento
    • Os pardais são pássaros que podem viver até 15 anos
  • Bandos de pardais: Os pardais são pássaros gregários que vivem em bandos. Os bandos de pardais tornam-se mais numerosos quando o período de criação termina. Podem ser muito ruidosos, principalmente ao entardecer quando se juntam nas árvores.

Por quê Espantar Pardais? Quais são os principais problemas que provocam?

Como vimos no ponto anterior, os pardais juntam-se em grandes quantidades, criando um grave problema relacionado com os seus excrementos, além de deixarem as zonas onde pousam bastante sujas. No entanto, para além da sujidade e dos danos materiais que causam, os seus excrementos podem causar grandes problemas de saúde e ser fonte de doenças.

Ao serem muito pequenos, conseguem entrar em todo o lado e inclusive fazer os ninhos nas ranhuras mais pequenas. Às vezes, utilizam o material de isolamento dos edifícios para fazerem os ninhos.

Como os pardais são pássaros muito comuns, podemos encontrá-los por todo o lado: nas cidades, no campo, nas quintas, nas zonas industriais… A seguir, vamos ver os motivos porque é necessário afastar pardais, e quais são os principais problemas que provocam nos seguintes casos:

Espantar Pardais de Quintas

Como podemos ver no vídeo, nas quintas, os pardais comem a ração das vacas, dos porcos, das galinhas e de outros animais, e são uma fonte de doenças para o gado

Espantar Pardais de Hortas

As pragas de pardais danificam as colheitas. Os pardais comem as sementes, picam a fruta, etc…

Espantar Pardais de Armazéns

  • Durante o processo de carga da mercadoria nos camiões, quando as portas dos armazéns ou dos edifícios industriais estão abertas, os pardais esgueiram-se para dentro, sujando e danificando o material armazenado
  • A indústria alimentar necessita de soluções anti pardais. A presença de pardais causa problemas de higiene e impede que as empresas passem nas auditorias alimentares
  • Os pardais conseguem entrar nos edifícios, inclusive por fendas muito pequenas, e criar problemas de saúde pública devido aos excrementos, restos de penas, etc…
    • Caso da empresa Inasur. E como conseguiram evitar os problemas de sujidade e os custos adicionais de manutenção, provocados pelos pássaros que entravam nas suas instalações e armazéns.
    • Caso Embalatges Serdá: conta a sua experiência com o Repelente Laser «Bird Lazzzer» para espantar uma praga de pardais que sujam as paletes que a empresa fabrica e armazena.

Espantar Pardais de Esplanadas

Os pardais incomodam os clientes nas esplanadas dos cafés e restaurantes, e comem os restos da comida deixada pelos clientes, como podemos ver neste vídeo

Espantar Pardais de Jardins

Os pardais danificam a estrutura das casas e de outros edifícios ao fazerem os ninhos, inclusive, em espaços muito pequenos, por baixo das telhas, etc…

Recomendações antes de instalar um Repelente para Pardais

Antes de instalar um repelente para pardais, deixamos duas recomendações muito simples, mas que vão ajudar a melhorar significativamente a eficácia da sua solução anti pardais:

  • Limpe a zona de excrementos, penas ou de qualquer outro elemento que seja um sinal da presença destes pássaros. Tenha muito cuidado na realização desta tarefa, utilize luvas e máscara
  • Nas esplanadas, evite deixar restos de comida. Utilize caixotes e contentores de lixo fechados e não acessíveis aos pardais

Como Espantar Pardais

A solução mais eficaz contra pardais

espanta_passaros_bird_gard_pro

A solução mais eficaz para afastar pardais é o Repelente para Pardais por sons Bird Gard com chip #62. Este equipamento foi desenhado especificamente para espantar pardais e apenas pardais. O equipamento emite sons audíveis para assustar os pardais, fazendo com que estes fujam da zona. Os sons não afetam o gado ou os animais domésticos

Os sons emitidos pelo repelente eletrônico para pardais são de três tipos:

  • Reproduções de alta qualidade de diferentes sons de socorro dos próprios pardais
  • Sons de aves de rapina para espantar os pardais. Especificamente de falcões e gaviões
  • Sons eletrónicos de acurralamento para afastar os pardais

O repelente eletrônico para pardais emite estes sons para assustar os pardais e depois fica em silêncio. Depois de um intervalo aleatório e configurável no qual está em silêncio, volta a emitir os sons. Ao contrário de outros repelentes de pássaros:

  • os sons do Bird Gard são específicos contra pardais
  • os sons variam continuamente, já que são emitidos de forma aleatória, em frequências e intervalos diferentes
  • Isto garante a eficácia a longo prazo do repelente eletrônico para pardais e evita que os pardais se habituem aos sons.

Existem diferentes modelos de espanta pardais eletrônico Bird Gard em função do tamanho da zona a proteger contra os pardais:

  • Para afugentar pardais numa área até 6000 metros quadrados, escolha o BirdGard Pro #62
  • Se necessita assustar pardais numa área até 1,2 hectares, utilize o espanta pardais eletrônico BirdGard Pro Plus #62
  • Para acabar com os pardais numa área até 24000 metros quadrados, escolha o BirdGard Super Pro #62 contra pardais
  • Se pretende eliminar pardais numa área até 120000 metros quadrados, escolha o anti pardais BirdGard Super Pro Amp #62

  

O Bird Gard é o líder mundial em sistemas de controlo de pássaros por sons. Com mais de 25 anos de experiência, oferece nos seus equipamentos uma garantia de reembolso de 100% do preço do equipamento se não ficar satisfeito com os resultados. Se necessita afugentar pardais, não arrisque e confirme a eficácia destes repelentes para pardais.

Como Espantar Pardais – Outros produtos alternativos

Entre os casos explicados anteriormente, onde os pardais podem causar muitos problemas, existem situações nas quais um repelente por sons audíveis não é viável. Para estes casos, explicamos outros métodos alternativos para o controlo dos pardais.

Silhuetas de Aves de Rapina para Espantar Pardais

As principais aves predadoras dos pardais são as corujas, os gaviões e os falcões. A presença destes predadores assusta os pardais e faz com que abandonem a zona.

As silhuetas das aves de rapina para espantar pardais que apresentamos a seguir, são réplicas realistas e em movimento de predadores dos pardais. Tenha em atenção que nem todas as figuras de coruja, de corvo, de águia ou de falcão… servem para espantar os pardais. Se tiver alguma dúvida, recomendamos-lhe que leia o artigo “Recomendações para escolher uma figura espanta pássaros eficaz”.

Corujas Espanta Pássaros

Coruja_Espanta_Passaros

A coruja é um predador natural dos pardais. É muito eficaz colocar uma coruja espanta pássaros na árvore onde os pardais têm os ninhos e posicioná-la de forma visível. A posição de caça da Coruja Espanta Pássaros, em conjunto com o movimento realista das asas, convertem-na numa solução eficaz para lutar contra os pardais.

Falcão Espanta Pássaros

Falcao_Espanta_Passaros

O Falcão Espanta Pássaros é uma réplica animada de um falcão presa ao chão através de uma vara telescópica de 5 ou 7 metros, que simula o voo de um falcão.

Se vai instalar silhuetas de aves de rapina para afastar pardais, quer seja uma coruja espanta pássaros ou uma réplica animada de um falcão, não se esqueça que deve ir mudando a sua posição. Retire-a quando o problema tiver desaparecido ou a pressão dos pardais tiver diminuído e volte a colocá-la se perceber que os pardais estão novamente a regressar à zona que pretende proteger.

Ultrassons para Pardais

Repelente_por_Ultrassons_UltraSonX

O Repelente por Ultrassons mais potente do mercado é o UltraSonX. Apenas recomendamos os ultrassons para espantar pardais:

  • numa área fechada ou semifechada, como por exemplo um alpendre de um terraço
  • numa área de tamanho não superior aos 350 metros quadrados
  • e quando não for viável um repelente por sons audíveis
  • Nestes casos, recomendamos que complemente o repelente por ultrassons com um repelente visual de pardais. A ação sinérgica dos ultrassons com o repelente visual aumentará de forma considerável a eficácia no controlo dos pardais

Tecnologia laser para afugentar pardais

agrilaser_autonomic

Se procura um laser para afugentar pardais, existem diferentes produtos, dependendo se prefere um repelente laser automático ou manual, ou se necessita de usar o laser no interior de um edifício ou numa zona aberta.

Não se esqueça que o laser funciona melhor em ambientes escuros ou com pouca luz e perde potência no controlo de pardais quando existe mais luz.