Discos-de-Gel-Anti-Passaros-para-Eliminar-os-Passaros-dos-Edificios

Discos de Gel Anti-Pássaros para Eliminar os Pássaros dos Edifícios

Os excrementos dos pássaros sujam as fachadas dos edifícios, monumentos históricos, varandas, parapeitos, janelas… e causam problemas sanitários, elevados custos de limpeza, danos nas estruturas (pedra, pintura, tecidos de toldos…).

Existem diferentes ferramentas para eliminar os pássaros dos edifícios: o repelente bioacústico BroadBand Pro, o Falcão Espanta Pássaros, o Eolo Aranha… Neste artigo, vamos centrar-nos num destes sistemas anti-pássaros: os Discos de Gel Anti-Pássaros e falaremos sobre:

O que são os Discos de Gel Anti-Pássaros

Discos-de-Gel-Anti-Passaros
  • Os Discos de Gel Anti-Pássaros Bird Free são uma preparação patenteada, baseada em ingredientes ativos naturais.
  • É um sistema anti-pássaros que respeita o meio ambiente: não é prejudicial para os pássaros, nem para os animais de estimação ou para as pessoas.
  • Foram desenhados para evitar que os pássaros pousem nas zonas onde são colocados, que podem ser: varandas, esplanadas, parapeitos de janelas, fachadas de edifícios, monumentos históricos, igrejas…
  • Os Discos de Gel Anti-Pássaros são apresentados nuns pequenos pratos: de 6,5 cm de diâmetro e menos de 1 cm de altura, de forma a facilitar a sua aplicação.

Como funcionam os Discos de Gel Bird Free?

Os Discos de Gel Anti-Pássaros eliminam os pássaros dos edifícios, graças ao seu triplo efeito dissuasor:

  • Olfativo: por um lado, estes discos de gel exalam um odor idêntico ao alho, que é muito desagradável para os pássaros.
  • Tátil: por outro lado, têm uma textura pegajosa que, em contacto com as patas dos pássaros ou com a sua plumagem, é muito desconfortável, e faz com que levantem voo imediatamente.
  • Visual: por último, os discos de gel Anti-Pássaros emitem uma luz UV refletora, que evita que os pássaros se aproximem da zona, já que é percebida como se houvesse um incêndio.

Os Discos de Gel Bird Free são eficazes?

Os Discos de Gel Espanta Pássaros são usados com sucesso há mais de 10 anos em muitas localizações por toda a Europa. Em escolas, hotéis, restaurantes, igrejas, hospitais, comunidades residenciais, estacionamentos, interiores de fábricas, etc… 

Consorzio ARS, empresa italiana para a Conservação e Restauração de Bens de Interesse Cultural, explica a sua experiência com os Discos Refletores Bird Free, que utilizam desde 2020.

Quanto tempo duram?

  • A duração dos Discos de Gel Bird Free é de 2 a 4 anos.
  • Foram desenhados para atuar ao ar livre e não se deterioram pelos efeitos climáticos do sol, vento, chuva ou neve.

Como devem ser colocados os Discos de Gel Bird Free?

Os principais utilizadores deste sistema anti-pássaros são as empresas de restauração de edifícios e monumentos históricosempresas de trabalho vertical e em alturapintoresempresas de controlo de plagasempresas de manutenção de comunidades e particulares.

Para uma correta aplicação dos Discos de Gel Anti-Pássaros Bird Free, siga os seguintes três passos:

  1. Limpe bem a zona
  2. Coloque os Discos de Gel Bird Free
  3. Confirme os resultados

Passo 1: Limpar bem a zona

Antes da instalação dos Discos de Gel Anti-Pássaros Bird Free, é fundamental limpar bem a zona onde os discos vão ser colocados. Elimine excrementos, penas e detritos orgânicos. Em locais onde existir uma grande acumulação de fezes, recomendamos uma limpeza profissional.

Passo 2: Colocar os Discos de Gel Bird Free

  • Recomendamos o uso de luvas para esta operação
  • Retire as tampas dos discos de gel Bird Free e cole-os à superfície com um pouco de silicone ou com outro tipo de material adesivo
  • Previamente à colocação dos discos de gel Bird Free, a superfície deve estar limpa e seca
  • Para eliminar os pombos dos edifícios, o espaçamento entre os discos de gel deve ser adaptado à pressão dos pombos na zona. De forma geral:
    • Quanto maior for a presença de pombos na zona, menor deve ser o espaçamento entre os discos anti-pombos, cerca de 15 – 20 cm (*).
    • Em zonas com uma menor presença de pombos, o espaçamento entre os discos anti-pombos pode ser maior, cerca de 25 cm (*).

Passo 3: Confirmar os resultados de forma gradual

  • Após uma semana, observe se é necessário reforçar alguma zona com discos de gel adicionais.
  • Durante o primeiro trimestre, faça uma revisão mensal, reforçando com novos discos de gel se necessário.

* Nota Importante: todos os espaçamentos indicados devem ser medidos entre os centros dos discos de gel Bird Free

Que espécies de pássaros conseguem os Discos de Gel Anti-Pássaros eliminar?

Os pombos são os pássaros mais comuns nas cidades, e que maiores problemas de sujidade causam ao pousar ou ao fazer os ninhos nos edifícios. É por isso, que os Discos de Gel Anti-Pássaros são usados principalmente para eliminar os pombos dos edifícios.

No entanto, também podem ser usados para eliminar dos edifícios outras espécies de pássaros como gaivotas, pardais, andorinhas, estorninhos, corvos, pegas e gralhas. Nestes casos, o espaçamento adequado dos discos de gel ótico Bird Free para outras espécies de pássaros deve ser:

  • Gaivotas: 40 cm para zonas menos infestadas, 25 cm para zonas mais infestadas.
  • Pardais e Andorinhas: 15 cm
  • Estorninhos: 20 cm
  • Corvídeos e Cormorões: 25 cm

Existem outros produtos alternativos aos Discos de Gel Anti-Pássaros?

Os Discos de Gel Anti-Pássaros foram desenhados para eliminar os pássaros dos pontos críticos onde são colocados. Ou seja, não foram desenhados para afugentar os pássaros em grandes extensões, como os Repelentes bioacústicos Bird Gard.

Estes Discos de Gel pertencem à categoria de sistemas anti-pássaros que denominamos «Soluções Anti-Pouso«. Nesse sentido, apresentamos a seguir outros produtos alternativos aos Discos de Gel Anti-Pássaros para eliminar os pássaros de pontos críticos concretos.

Outras soluções Anti-Pouso:

  • Anti-Pássaros Telhado – este sistema anti-pássaros consiste nuns braços que rodam com o vento e impedem que os pássaros pousem na zona.
  • Eolo Aranha – produto idêntico ao Anti-Pássaros Telhado. Disponível em diferentes tamanhos.
  • Eolo Antena especificamente desenhado para evitar que os pássaros pousem nas antenas da televisão. Se estiver interessado neste produto, não perca o artigo: Como evitar que os Pássaros pousem na Antena
  • Espigões Anti-Pássaros. Na BirdGard Iberia, não costumamos recomendar este tipo de produto porque os pássaros acabam por pousar entre os espigões, ou à frente ou atrás destes.
  • Malhas Anti-Pássaros. Em muitos casos os pássaros ficam presos nas malhas sem poder sair e acabam por morrer.
  • AviFin Gel, é um produto idêntico aos Discos de Gel Anti-Pássaros com duplo efeito dissuasor: olfativo e tátil. Outra diferença é que o AviFin Gel não vem com os discos, deve ser aplicado na zona a proteger com uma pistola de silicone.
  • AviFin Líquido com efeito dissuasor olfativo. Tem a vantagem de proporcionar uma aplicação simples (já que é um spray que deve ser pulverizado na zona), mas o inconveniente é que a sua duração é muito limitada (é necessário reaplicar com mais frequência). Se estiver interessado neste produto, recomendamos-lhe o artigo: Como evitar que os pombos pousem nas janelas e nas varandas, no qual Lourdes conta a sua experiência com este produto.

Se quiser eliminar os pássaros dos edifícios com os Discos de Gel Anti-Pássaros, pode adquirir comodamente o produto na loja on-line da BirdGard Iberia -Portugal. Ou entrar em contacto connosco através do 211 201 651. Pode pagar com cartão, transferência bancária, ou contrarreembolso no momento da entrega da sua encomenda.