Discos-Refletores-Anti-Pombos-Bird-Free

Discos Refletores Bird Free, para a conservação de Bens de Interesse Cultural

Caso de Sucesso: Consorzio ARS, empresa italiana para a Conservação e Restauração de Bens de Interesse Cultural, explica a sua experiência com os Discos Refletores Bird Free, que utilizam desde 2020.

A BirdGard Iberia teve o privilégio de conversar com a Ingrid Ceolin e a Rudi Patauner da Consorzio ARS, sobre o seu trabalho de restauração e conservação, e sobre a sua experiência com os Discos Refletores Anti-Pássaros Bird Free para a proteção de edifícios históricos. A seguir, apresentamos um resumo da conversa:

Discos-Refletores-Anti-Passaros-Bird-Free

Que tipo de trabalhos de conservação e restauração realiza a Consorzio Ars?

A Consorzio ARS realiza trabalhos de restauração e conservação nos setores correspondentes às seguintes categorias:

  • Restauração e manutenção ordinária e extraordinária do mobiliário de património cultural e superfícies decoradas do património arquitetónico.
  • Restauração e manutenção de bens imóveis sujeitos a proteção, de acordo com as disposições sobre património cultural e ambiental.

Na Consorzio ARS trabalham restauradores qualificados que, provenientes de uma longa atividade de restauração em diversas áreas, aliam o profissionalismo ao planeamento e à organização. Competências diretas e experiência adquiridas em contacto com questões de conservação são combinadas para oferecer um serviço multidisciplinar completo e de alta qualidade.

Em que projetos de restauração utilizaram os Discos Refletores Bird Free para a proteção contra os danos causados pelas aves?

Nos últimos anos, utilizámos os Discos Bird Free para evitar os danos causados pelos pássaros em vários edifícios históricos que restaurámos. Designadamente, em fachadas com elementos arquitetónicos decorativos de destaque, que sofriam uma grande deterioração devido ao pouso e/ou nidificação dos pássaros, em concreto de pombos e rolas.

Atualmente estamos a utilizar os Discos Bird Free para evitar que os pombos e as rolas pousem ou nidifiquem nos elementos de madeira decorados de um beiral do Palácio Serafini, localizado em Trento, Itália.

Que espécies de pássaros estavam a danificar a fachada do Palácio Serafini?

conservacao-Bens-Interesse-Cultural-protecao-danos-aves

Principalmente os danos no edifício estavam a ser causados pelos pombos. Verificámos que na fachada do Palácio Serafini costumavam pousar muitos pombos. Mas não só pousavam na fachada, como também faziam os seus ninhos em alguns pontos e havia muitos excrementos.

Que tipo de danos provocavam os pombos no edifício?

Encontrámos depósitos de excrementos a escorrer, bastante substanciais, que causavam corrosão na madeira. Os elementos mais degradados eram: o teto de madeira (que é uma parte do sótão que sobressai para cima) incluindo as vigas e os parapeitos de pedra ou gesso.

Por que escolheram os Discos Bird Free como sistema Anti-Pássaros para a proteção do edifício contra os pombos?

Para nós, os Discos Refletores Bird Free são interessantes porque são um sistema anti-pássaros que se adapta muito bem a uma utilização em edifícios históricos, por várias razões:

  • Não são visíveis.
  • Não necessitam de ligações elétricas nem nada do tipo, que são sempre difíceis de instalar em edifícios históricos protegidos.
  • São muito fáceis de instalar. Não têm impacto em superfícies decoradas envelhecidas. Podem ser fixos com produtos que não danificam as superfícies de edifícios históricos protegidos.

Que outros Sistemas Anti-Pássaros já experimentaram?

No passado, já utilizámos os típicos espigões anti-pombos. Mas, muitas vezes não funcionam e são bastante antiestéticos.

Em muitos edifícios, os discos de gel Bird Free são a solução ideal. O único problema é:

  • limite de duração no tempo. São eficazes durante 2 a 4 anos. Passado este tempo é necessário verificar a sua eficácia e aumentá-la com a instalação, se for o caso, de novos Discos.
  • E, na nossa opinião, a sua corOs Discos Bird Free têm uma cor clara que às vezes impede a sua instalação sobre superfícies mais escuras. Como, por exemplo: estátuas de bronze.

Como é feita a instalação dos Discos refletores Bird Free? É simples?

A instalação dos Discos Bird Free é muito fácil. Apenas é necessário calcular a distância adequada, que a BirdGard Iberia indica no seu site na página do produto, e depois fixá-los à superfície com uma cola específica. Por exemplo, em restauração preferimos adesivos elásticos e reversíveis, dependendo das superfícies onde os discos são colocados.

Como são os resultados dos discos de gel para evitar que os pombos pousem nos edifícios?

Atualmente, onde temos os Discos Bird Free instalados, estes funcionam. Os resultados são imediatamente visíveis e duradouros.

Na nossa opinião, os Discos de Gel Bird Free são eficazes para prevenir a presença de avesOs pombos afastam-se e depois perdem o hábito de pousar ou nidificar no edifício.

Recomendamos esta solução a outras pessoas e empresas que queiram evitar que as aves pousem ou nidifiquem nos edifícios.

Onde se podem comprar os Discos de Gel Bird Free?

Se necessitar de mais informações sobre este sistema anti-pássaros, recomendamos-lhe o seguinte artigo que explica o triplo efeito dissuasor (olfativo, sensorial e visual) dos Discos de Gel Bird Free e como os instalar.

Pode adquirir de forma confortável os Discos de Gel Repelentes de Aves Bird Free na loja on-line da BirdGard Iberia. Ou telefonando para 211 201 651. Pode pagar com cartão, transferência bancária, ou contrarreembolso no momento da entrega da sua encomenda.