repelir-coelhos

Como Repelir Coelhos – Repelentes de Coelhos por Sons e Ultrassons

O artigo “Melhores medidas para reduzir os danos dos coelhos na agricultura” descreve quatro métodos eficazes para repelir coelhos.

Neste artigo, centramo-nos num desses quatro métodos. Especificamente, nos Repelentes de Coelhos por Sons e Ultrassons. Aprenderemos:

  • Como funcionam os Repelentes de Coelhos por Sons
  • Como funcionam os Repelentes de Coelhos por Ultrassons
  • Vantagens e Desvantagens de cada um destes dois tipos de Repelentes de Coelhos
  • Modelos comerciais de Repelentes de Coelhos e onde os obter
  • Referências de clientes que utilizam estes repelentes para repelir coelhos

Como Funcionam os Repelentes de Coelhos por Sons

Os Repelentes de Coelhos por Sons emitem sons audíveis (que as pessoas ouvem) que simulam a presença de predadores na zona.

Os sons emitidos por estes repelentes de coelhos são uma combinação de sons de predadores (lobos, coiotes, gatos selvagens, matilhas de cães) e sons intimidatórios (disparos, motores…).

Para evitar que os animais se habituem aos sons, os repelentes variam a ordem dos sons, o nível de frequência, a ordem de emissão dos sons através das colunas. Estes repelentes de coelhos por sons também podem ser programados para emitir os sons apenas durante o dia, durante a noite ou durante as 24 horas do dia; dependendo das necessidades de cada caso.

Os repelentes de coelhos por sons podem cobrir grandes extensões de terreno. Apenas um aparelho chega a repelir coelhos numa extensão de 2,4 hectares de cultivo.

Como Funcionam os Repelentes de Coelhos por Ultrassons

Os Repelentes de Coelhos por Ultrassons têm um detetor de movimento por infravermelhos que deteta o movimento. A deteção de movimento ocorre tanto durante o dia, como durante a noite. No momento em que o repelente de coelhos por ultrassons deteta a passagem do animal, dispara um apito de ultrassom numa frequência ajustável.

Os ultrassons são ondas emitidas numa frequência superior a 20.000 Hz, estando fora do alcance auditivo das pessoas. No entanto, são audíveis para os coelhos e para outros animais, para quem estes ultrassons são muito irritantes.

Alguns modelos de repelentes de coelhos por ultrassons, também incluem a possibilidade de ativar um flash de luz, que é disparado em conjunto com o ultrassom, no momento da deteção da passagem do animal. Esta funcionalidade do flash de luz é muito interessante para repelir coelhos, já que estes atacam as plantações principalmente à noite.

A seguir, comentamos algumas das perguntas mais frequentes que os nossos clientes fazem antes de instalarem um repelente de coelhos por ultrassons:

Os ultrassons funcionam para repelir coelhos?

A resposta é um sim rotundo. Os coelhos têm uma grande capacidade auditiva e percebem as ondas sonoras na categoria ultrassónica. De facto, os coelhos podem detetar sons até 49.000 Hz. Muito além do que as pessoas podem perceber, que tipicamente é apenas de 20.000 Hz. Os coelhos têm inclusive uma capacidade auditiva superior à dos cães, que ouvem até 45.000 Hz.

Se pensarmos bem, é normal que os coelhos tenham uma audição tão boa. Os coelhos são presas. Como muitas outras vantagens evolutivas, os coelhos desenvolveram a audição devido ao stress de serem ameaçados por predadores. Os coelhos selvagens confiam na audição mais do que em qualquer outro elemento para detetar predadores e ameaças e para serem capazes de fugir.

Qual é o alcance auditivo do coelho?

O intervalo de audição dos coelhos é, em média, entre 96 Hz e 49.000 Hz. Para pôr isto em perspetiva, o intervalo de audição dos humanos é de 20 Hz a 20.000 Hz. As pessoas podem ouvir frequências mais baixas, mas os coelhos são muito mais sensíveis a frequências mais altas e podem ouvir um intervalo de sons mais amplo do que nós.

A que distância os coelhos podem ouvir?

Os coelhos podem ouvir sons a uma distância de quase 3 km. Dependendo da intensidade ou tom do ruído, esta distância pode mudar. As frequências baixas viajam mais longe do que as frequências altas. Os coelhos podem inclusive virar as orelhas de forma independente entre si para captar sons em direções específicas.

Podem os coelhos ouvir os ultrassons?

A resposta é sim. As frequências acima de 20.000 Hz são classificadas como ultrassónicas. Como vimos anteriormente, as ondas ultrassónicas estão dentro do alcance auditivo de um coelho.

Vantagens e Desvantagens de cada um destes dois tipos de Repelentes de Coelhos

Na tabela a seguir apresentamos uma comparação dos repelentes de coelhos por sons e ultrassons com base em diferentes critérios: cobertura, eficácia, preço, resistência à intempérie, desconforto do repelente para as pessoas.

Repelente de Coelhos por SonsRepelente de Coelhos por Ultrassons
CoberturaMaior cobertura – Até 2,4 hectares por repelenteMenor cobertura. Um repelente de coelhos por ultrassons tem uma cobertura de 200 m2
EficáciaMostra-se eficazMostra-se eficaz
PreçoMais caro (de 700 a 1000€ aprox., dependendo do número de colunas)Mais económico (de 70 a  100€ aprox.)
Resistente à intempérieSimSim
Gera desconforto acústico às pessoasSimNão
Tipo de alimentaçãoPode funcionar ligado à corrente elétrica ou a uma bateria de 12VPode funcionar ligado à corrente elétrica ou com pilhas
Inclui  a funcionalidade adicional do flash de luzNãoSim, mas apenas alguns modelos.

Modelos comerciais de Repelentes de Coelhos e onde os obter

Pode conseguir o seu repelente de coelhos na loja on-line da BirdGard Iberia. A seguir, facilitamos os links para as páginas dos produtos, onde encontrará todas as informações e poderá fazer a sua encomenda:

Repelente de Coelhos por Sons – Super Pro PA4

Repelente de Coelhos por Ultrassons e com Flash de Luz – Garden Protector 2 – WK0052

Repelente de Coelhos por Ultrassons – Garden Protector 3 – WK0055

Referências de clientes que utilizam estes repelentes para repelir coelhos

Incluímos um link à referência de Benito Sánchez Oviedo, que neste artigo partilha a sua experiência com o repelente de coelhos por ultrassons – Garden Protector 2 – WK0052 com o qual consegue repelir aos coelhos das suas hortas.