afugentar pica-paus

Como Afugentar Pica-Paus?

Neste artigo vamos ensinar como afugentar pica-paus de jardins, casas de campo ou de onde sejam um problema. Vamos falar sobre os métodos que podem ser utilizados para espantar pica-paus, sem lhes provocar nenhum tipo de dano, e quais não podem ser utilizados, por serem práticas proibidas.

Mas antes de mais nada, vamos aprender algumas curiosidades sobre o pica-pau.

Por que motivo os pica-paus perfuram a madeira?

O pica-pau é uma ave muito bonita de cores brilhantes, cabeça vermelha e bico afiado. Está classificada no Catálogo Nacional de Espécies Ameaçadas como espécie protegida em perigo de extinção.

Na Península Ibérica é possível encontrar as seguintes espécies de pica-pau:

  • pica-pau-de-dorso-branco
  • pica-pau-médio
  • pica-pau-malhado-pequeno
  • pica-pau-preto
  • pica-pau-malhado-grande
  • pica-pau-verde

Tanto para se alimentar, como para fazer o ninho, reclamar território ou atrair um parceiro, o pica-pau faz buracos em troncos e – em geral – na madeira. Fá-lo para procurar alimento, como por exemplo, pequenos insetos que estão na madeira, ou para fazer ruído de forma a marcar o território e atrair a fêmea.

Este curioso costume de perfurar a madeira causa muitos problemas em casas de campo, provocando não só um ruído insuportável para os seus habitantes, como também – e talvez mais importantemuitos problemas nas fachadas destas casas.

Qual é o melhor momento para afugentar pica-paus?

É fundamental agir rapidamente, assim que avistar o primeiro pica-pau na sua casa ou jardim ou ouvir o primeiro ruído.

Nesse momento, o pica-pau começa a fazer o seu primeiro buraco e, a partir daí, os buracos serão cada vez mais numerosos e maiores.

Além disso, existe o risco de que outros pica-paus venham para a zona ou que os insetos entrem nos buracos – o que agravaria ainda mais o problema.

Então, como podemos afugentar os pica-paus?

O primeiro e mais importante a ter em conta é que seja qual for o método usado para afugentar pica-paus, tem de ser um método que – em nenhum caso – provoque danos às aves.

Para evitar os danos materiais e o incómodo provocado pelos pica-paus, existem dois métodos naturais que respeitam as aves, e que não lhes provoca nenhum tipo de dano:

Métodos Recomendados para Afugentar Pica-Paus

1 – Repelentes Visuais de Pássaros

Entre os repelentes visuais de pássaros que existem, é muito importante que escolha um que não seja estático. O pica-pau irá habituar-se a ver todos os dias, na mesma posição, este tipo de repelentes visuais estáticos (por exemplo: figuras de águias de plástico sem nenhum movimento), que depois de alguns dias deixariam de ser eficazes.

Pelo contrário, pode utilizar repelentes visuais de pássaros que tenham movimento. Neste sentido, recomendamos o falcão espanta pássaros, que simula a presença de um falcão a sobrevoar a zona e dá bons resultados.

Falcão_Espanta_Pássaros

Outra opção, mais económica mas menos eficaz do que o falcão espanta pássaros, são os Balões Espanta Pássaros. Estes balões espanta pássaros movem-se suavemente com a brisa do vento e foram especialmente desenhados com formas, cores e elementos refletores para assustar os pássaros. Ver um exemplo:

balões-espanta-pássaros

Se está a considerar utilizar repelentes visuais de pássaros para afugentar pica-paus, leia  o artigo “Conselhos para Escolher uma Figura Espanta Pássaros Eficaz”.

2 – Repelentes de Pica-Paus por Sons

Não aconselhamos os repelentes de pássaros por ultrassons (silenciosos) para espantar pica-paus num ambiente aberto, ao ar livre.

espanta_passaros_bird_gard_pro

Pelo contrário, escolha um repelente de pássaros por sons (audível). Para que seja eficaz, este repelente de pássaros deve ser específico contra pica-paus. Ou seja, deve incluir pedidos de socorro de outros elementos da mesma espécie e sons dos seus predadores. Os pica-paus vão reagir a estes pedidos de socorro e assustar-se com os sons dos predadores. Isto faz com que abandonem a zona.

O Repelente de Pica-Paus BirdGard Pro com chip #11 cumpre todos estes requisitos. É eficaz contra os pica-paus, mas sem os magoar. Consegue afastá-los da sua casa ou jardim sem lhes causar nenhum tipo de dano.

Os pica-paus são aves muito persistentes. Em alguns casos pode ser necessária a ação sinérgica de repelentes de pássaros visuais e sónicos para conseguir afugentá-los de forma eficaz.

Da mesma forma, é aconselhável continuar a utilizar estes métodos durante algum tempo depois dos pica-paus abandonarem a zona e reparar possíveis danos ou buracos que tenham feito, para evitar que regressem.

Métodos que NUNCA PODEM SER UTILIZADOS para espantar pica-paus

Não se esqueça que o pica-pau é uma espécie em perigo de extinção e, portanto, é uma espécie protegida. Evite métodos como redes, picos ou geles que possam causar danos aos pica-paus. São práticas proibidas. Pelo mesmo motivo, não os tente capturar ou retirar os ovos dos ninhos.