Como-afugentar-corvos

Como afugentar os corvos dos campos de milho

Este artigo explica como afugentar os corvos, especificamente como espantar os corvos dos campos de milho, já que é precisamente nestas plantações que os corvos causam os maiores problemas. No entanto, as recomendações deste artigo para afugentar corvos também são aplicáveis a quintas e a outro tipo de plantações e situações onde os corvos e as gralhas sejam um problema.

Mas, antes de explicar como afugentar os corvos, é importante entender as características mais importantes destas aves, o seu habitat, a sua alimentação

Antes de Afugentar Corvos, quais são as suas principais características?

O corvo, cujo nome em latim é “Corvus Corax”, é uma ave de grande porte, plumagem preta, bico forte, um pouco curvado e preto. Os corvos podem atingir um tamanho de mais de 60 cm de longitude e até 1,5 kg de peso.

afugentar-corvos

Os corvos são aves muito inteligentes, com uma linguagem muito desenvolvida, e também muito sociáveis –os corvos adolescentes, depois de abandonarem o ninho, agrupam-se em bandos que podem ter mais de cem exemplares. Vivem de 10 a 15 anos. Depois de acasalarem a primeira vez, costumam ficar com o mesmo par o resto da vida. As fêmeas põem de 3 a 7 ovos, normalmente no Inverno, em fevereiro.

O habitat dos corvos

corvos-campos-de-milho

O corvo é uma ave residente em Portugal e Espanha. Apesar de preferirem as zonas costeiras, podemos encontrar corvos em todos os pontos da nossa geografia. Tanto em zonas urbanas, como em zonas agrícolas e pecuárias.
Em algumas destas zonas, as populações de corvos têm aumentado tanto, que se converteram numa verdadeira praga, que arrasa as plantações, principalmente os campos de milho. E chegam inclusive a ter um comportamento bastante agressivo atacando o gado, principalmente, pequenos cordeiros recém-nascidos.

A alimentação dos corvos

Os corvos são omnívoros, ou seja, podem alimentar-se indistintamente de insetos, animais, fruta, cereais…. Adaptam a sua alimentação à disponibilidade de alimento na zona. Entre os cereais preferidos pelos corvos está o milho.

Sobre o cultivo de milho

Nas zonas húmidas do Noroeste da Península Ibéria o cultivo de milho é feito principalmente por explorações pecuárias que utilizam o milho para grão, forragem e alimento para os animais: ovelhas, porcos, vacas… Em zonas do interior encontramos explorações de milho maiores, plantações com mais hectares.

O milho é semeado do final de abril até ao final de maio. Logo a partir da época de semeadura, os ataques de corvos, gralhas-pretas e pegas são um perigo para os campos de milho. Como podemos ver neste vídeo, os corvos desenterram e comem as sementes, inclusive antes da planta germinar.

colheita-do-milho

Se tudo correr bem, a colheita do milho é realizada normalmente nos meses de outubro e novembro. E dizemos, se tudo correr bem, porque cada vez são mais os casos de agricultores que sofrem ataques de corvos nas suas plantações de milho durante os meses do verão, de junho a setembro.

Outro dos animais, que ataca freqüentemente o cultivo de milho é o javali. Se tem problemas com os javalis que arrasam as suas plantações, aconselhamos o artigo “Afugentar Javalis. Truques Caseiros e Soluções Profissionais“.


Como afugentar os corvos das plantações de milho

A solução mais eficaz para afugentar os corvos é o Afugentador de Corvos BirdGard Pro com chip #49 que funciona por sons audíveis. Este afugentador de corvos cobre uma área de até 6000 m2. Se for necessária uma maior cobertura, existem outros modelos de afugentadores de corvos Bird Gard mais potentes. Especificamente:

Como afugentar os corvos

Principais características dos Afugentadores de Corvos Bird Gard

Todos estes afugentadores de corvos têm as seguintes características:

  • São resistentes à intempérie. Foram especialmente desenhados para uso externo.
  • Os sons do Afugentador de Corvos BirdGard não afetam o gado nem os animais domésticos. Os animais domésticos e o gado habituam-se rapidamente aos sons do afugentador de corvos BirdGard e não os afeta.
  • Têm uma garantia de devolução de 30 dias, se não ficar satisfeito com os resultados obtidos. Devido aos muitos anos de experiência que temos com estes equipamentos, sabemos que são equipamentos muito eficazes para afugentar corvos. Esta garantia de devolução é uma forma de transmitir esta confiança.
  • Instalação muito simples. Pode fazê-lo você mesmo, não sendo necessário um técnico especialista.
  • Totalmente programável, com ajustes de volume, combinações de sons, e modo de operação para o dia, noite ou 24 horas. Inclui funções diferentes que fazem variar aleatoriamente o som, a duração do som e o intervalo de tempo entre sons.
  • Os pássaros não se habituam aos sons. Pode utilizar o equipamento de forma contínua, ano após ano. Os sons são emitidos aleatoriamente e num padrão completamente aleatório. Além do chip #49 contra corvos, temos em catálogo vários chips adicionais contra corvos como o chip #86 e o chip #171. Em algumas situações, pode ser necessário ir trocando de chips para conseguir uma maior eficácia em afugentar estes pássaros tão inteligentes.
  • Respeitam totalmente o meio ambiente e os pássaros. Os afugentadores de pássaros Bird Gard conseguem afugentar corvos de forma económica e eficaz, mas sem provocar qualquer tipo de dano aos pássaros nem ao meio ambiente.

Chips de Som Contra Corvos

Chips-de-Som-Bird-Gard

Os chips #49, #86 e #171 foram especificamente desenhados para afugentar corvos. Cada chip contém uma combinação de 8 sons diferentes que incluem pedidos de socorro destas aves e sons de predadores. Quando os corvos os ouvem, acham que há um perigo e afastam-se imediatamente dessa zona.

Como afugentar os corvos – Referências

Como espantar os corvos – Conclusões

Se não forem adotadas as medidas necessárias para afugentar corvos, as repercussões económicas das pragas de corvos na agricultura são enormes. Em alguns casos, os agricultores têm de voltar a adubar e semear. Isto gera, além de um custo económico, um atraso na colheita. Alguns agricultores estimam que as perdas económicas provocadas pelos corvos nos campos de milho ultrapassam 1.000€ por hectare!

Se tem alguma dúvida sobre como afugentar os corvos, ou sobre qual é o afugentador Bird Gard mais adequado para afugentar corvos, gralhas ou pegas, não hesite em entrar em contacto connosco. Um dos nossos técnicos irá aconselhá-lo gratuitamente e sem compromisso sobre a solução mais adequada para o seu caso.