afugentar-pegas

Como Afugentar as Pegas

Neste artigo apresentamos o método mais eficaz para afugentar pegas mediante o afugentador de pegas por som BirdGard Pro #66. Mas primeiro vamos falar de algumas características interessantes sobre este peculiar pássaro, que nos permitem entender como afugentar as pegas de forma mais eficaz.

Coisas importantes sobre este peculiar pássaro, para entender como afugentar as pegas de forma mais eficaz

  • A pega pertence à família dos corvídeos e é, tal como os corvos, um pássaro muito inteligente.
  • As pegas não têm uma vista muito desenvolvida. Por isso baseiam o seu principal sistema de comunicação nos grasnidos. O típico som “ra-ra-ra” que emitem. As pegas utilizam os grasnidos para comunicar entre si e avisar sobre situações de perigo. Por exemplo, a presença de um predador.
  • O principal predador da pega é o açor. Mas também a águia-de-asa-redonda, a coruja, o falcão, e inclusive o corvo, que ataca os ninhos das pegas e come os ovos.
  • As pegas são omnívoras, alimentam-se de insetos, dos ovos que roubam dos ninhos de outros pássaros. E também de carniça, como podemos observar no próximo vídeo:

O melhor método para afugentar pegas

espanta_passaros_bird_gard_pro

O método mais eficaz para afugentar pegas é utilizar um afugentador de pegas por sons, já que interfere com o seu principal sistema de comunicação.

Um afugentador de pegas por som emite sons de predadores da pega e grasnidos de pegas a avisar de que existe um perigo. Desta forma, o afugentador faz com que as pegas pensem que há um predador na zona e um perigo iminente. Quando as pegas ouvem o som de um predador e os pedidos de socorro de outra ave da sua espécie, fogem imediatamente da zona.

Afugentadores de Pegas Bird Gard

Nem todos os afugentadores de pássaros por sons são iguais. A empresa norte-americana Bird Gard é o líder mundial em afugentadores de pássaros por sons. Os afugentadores de pássaros por sons Bird Gard são específicos para o tipo de aves a afugentar. Ou seja, existe um modelo de afugentador por sons específico contra pegas, outro contra gaivotas, outro contra pombos, etc. É por isto que são tão eficazes. Além disso, os sons são emitidos em padrões diferentes. Muma frequência diferente, numa ordem diferente, etc. O que faz com que os afugentadores de pássaros Bird Gard evitem que os pássaros se habituem aos sons. E mantêm a sua eficácia a longo prazo.

Cada afugentador de pássaros Bird Gard está configurado com um chip, ou cartão de som, específico para o tipo de pássaros a afugentar. Por exemplo, o Afugentador de Pegas BirdGard com chip#66 contém sons de predadores específicos da pega, como o açor, o falcão, a águia-de-asa-redonda e os corvos e grasnidos de pedidos de socorro das pegas. Estes sons estão gravados e são emitidos em alta fidelidade, o que faz com que o pássaro – neste caso, a pega – acredite que está a ser atacado, assusta-se e foge da zona.

Modelos de Afugentadores de Pegas

O afugentador de pegas BirdGard Pro com chip #66 tem uma cobertura de 6000 m2. Se necessitar de uma maior cobertura contra as pegas, existem outros modelos de afugentadores mais potentes:

  • Como afugentar as pegas em extensões até 12.000 m2 – Recomendamos o afugentador BirdGard Pro Plus #66 contra pegas.
  • Como afugentar as pegas em extensões até 24.000 m2 – Para estes casos recomendamos o afugentador BirdGard Super Pro contra pegas.
  • O afugentador BirdGard Super Pro Amp contra pegasespanta as pegas numa área de 120.000 m2. Ou seja, 12 hectares.

Como afugentar as pegas – Conclusões

O afugentador de pegas por sons Bird Gard é a solução mais eficaz para afugentar pegas em grandes extensões de terreno. Na loja on-line da BirdGard Iberia – Portugal pode descarregar toda a informação sobre este afugentador de pegas, ler as opiniões de outros clientes, e fazer facilmente o seu pedido.

Se no seu caso não for viável ou não justificar investir no afugentador por sons contra pegas Bird Gard, mas necessita combater as pegas através de um método económico e silencioso, aconselhamos o seguinte artigo: “Como espantar pegas de forma silenciosa”.