espanta-gaivotas-Bird-Gard-Super-Pro-Amp

Como Afastar as Gaivotas dos Telhados

Este artigo explica como é que um dos clientes da BirdGard Iberia conseguiu afastar as gaivotas dos telhados da sua fábrica. Bandos com milhares de gaivotas usavam continuamente as coberturas de um dos edifícios da fábrica com mais de 75.000 metros quadrados. A sua presença criava mais de uma tonelada de entulho e sujidade por ano. Graças aos repelentes de gaivotas sonoros BirdGard, as gaivotas reposicionaram-se noutras zonas fora da fábrica, deixando de ser um problema.

Proliferação de gaivotas nas coberturas da fábrica

Antes da instalação do espanta gaivotas da BirdGard, as coberturas da fábrica e de dois armazéns adjacentes estavam constantemente cheias de bandos com milhares de gaivotas.

As razões que explicam a presença de milhares de gaivotas nestes edifícios da fábrica são várias:

  1. A fábrica está localizada a cerca de 10 quilómetros de um aterro. As gaivotas usam este aterro para se alimentarem, daí a proliferação de gaivotas na zona
  2. A fábrica está a cerca de 500 metros de um rio, numa zona de montanha. É um lugar frio e húmido, o que cria orvalho matinal. A cobertura da fábrica é uma cobertura plastificada colocada por cima de um outro revestimento. Em muitas zonas da cobertura, o orvalho matinal forma poças de água que atraem as gaivotas que vão beber e refrescar-se
  3. Além disso, a cobertura, que tem cerca de 75.000 metros quadrados, está na sua grande maioria pintada de branco, o que faz com que se destaque e atraia ainda mais as gaivotas

Que problemas são causados pelas gaivotas?

As gaivotas utilizavam as coberturas como paragem. Apanhavam os restos de comida do aterro e levavam-nos para a fábrica, para os comerem ali.

Como parte do Plano de Manutenção e Gestão de Riscos da fábrica, eram realizadas duas limpezas anuais da cobertura devido ao excesso de sujidade criado pelas avesEra retirada mais de 1 tonelada de detritos provocados pelas gaivotas. Estes detritos consistiam não apenas em excrementos de gaivotas, ou restos de ninhos, mas também esqueletos do aterro, ossos, pedras que comiam e depois regurgitavam… Eram retirados mais de 1.000 quilos de sujidade por anoAs limpezas eram necessárias para evitar riscos sanitários, entupimento das calhas, deterioração da cobertura e das suas claraboias.

Estas fotografias mostram o estado das coberturas antes da instalação do espanta gaivotas da Bird Gard:

coberturas-antes-instalacao-espanta-gaivotas-Bird-Gard
coberturas-antes-instalacao-espanta-gaivotas-Bird-Gard

O que pode ser feito contra as gaivotas?

Como parte do Plano de Manutenção e Gestão de Riscos, em 2019 a fábrica começou a questionar sobre o que poderiam fazer: «O que pode ser feito contra as gaivotas? Que solução podemos implementar para evitar que as aves pousem na nossa cobertura?

Pesquisámos na Internet diferentes métodos de proteção contra as gaivotas e, em outubro de 2019, entrámos em contacto com a BirdGard Iberia.

Depois de uma prospeção mais intensa do mercado, estávamos confiantes na solução proposta pela BirdGard Iberia. No final de 2019, implementámos o projeto para a proteção contra gaivotas nas nossas instalações. Lançámos este projeto com o objetivo de melhorar a qualidade das nossas instalações.»

Sons para espantar gaivotas

Em 2019, instalámos um repelente de pássaros modelo Bird Gard Super Pro Amp #20 no centro da cobertura da fábrica. Esta cobertura tem uma dimensão superior a 75.000 m2. E outros dois repelentes de pássaros modelos Bird Gard Pro Plus #20 para proteger das gaivotas cada um dos dois armazéns adjacentes. Como nas coberturas destes dois armazéns não temos pontos de conexão à rede, estes dois espanta gaivotas modelo BirdGard Pro Plus são alimentados por baterias de 12V que mantemos sempre carregadas graças aos painéis solares de 25W da BirdGard.

As próximas fotografias mostram o espanta gaivotas Bird Gard Super Pro Amp instalado no centro da cobertura da fábrica. Este equipamento é composto por uma unidade central, onde está toda a inteligência do equipamento; e uma torre com 20 colunas que propagam os sons anti-gaivotas em todas as direções. Este espanta gaivotas proporciona uma cobertura contra as gaivotas de 12 hectares.

espanta-gaivotas-Bird-Gard-Super-Pro-Amp

Neste vídeo, é possível ver o repelente de pássaros Bird Gard Super Pro Amp em funcionamento. Como pode ser visto, o equipamento emite sons para espantar as gaivotas. Os sons emitidos pelo espanta gaivotas da Bird Gard são compostos por gritos de alerta das próprias gaivotas, em conjunto com chamamentos dos predadores naturais das gaivotas. São, exclusivamente, sons naturais de aves.

Resultados do Espanta Gaivotas Bird Gard

Os resultados foram muito satisfatórios. Os espantas gaivotas da Bird Gard estão em funcionamento de forma contínua desde a sua instalação em 2019, o que tem permitido proteger a fábrica da presença das gaivotas.

Como parte do Plano de Manutenção, continuamos a fazer duas limpezas anuais da cobertura, mas agora apenas como medida preventiva, para confirmar o estado da cobertura, das calhas e das claraboias que facilitam a entrada de luz no interior da fábrica. A quantidade de sujidade e de detritos das aves que agora é retirada depois destas limpezas foi reduzida em mais de 75%. De facto, está a ser considerado reduzir o número de limpezas anuais da cobertura a apenas uma.

Estas fotografias mostram o estado das coberturas depois da instalação dos espanta gaivotas da Bird Gard.