Afugentar-Passaros-Plantações-Mirtilos

Como Afugentar Pássaros em Plantações de Mirtilos

Neste artigo apresentamos-lhe as principais conclusões do relatório da Universidade de Cornell, sobre o problema das aves, como principal praga nas plantações de mirtilos, e sobre a eficácia de diferentes soluções para afugentar pássaros em plantações de mirtilos.

Previsão de um aumento acentuado na Produção de Mirtilos

Afugentar pássaros em plantações de mirtilos

No seguimento da previsão de um aumento acentuado no consumo de mirtilos, espera-se que a produção mundial de mirtilos duplique durante os próximos cinco anos.

O maior produtor mundial de mirtilos é os Estados Unidos, seguido do Canadá. No entanto, uma grande parte deste importante aumento da produção virá da Europa. Principalmente de países como a Polónia, a Alemanha e a Holanda; mas também de Espanha, Portugal e França.

Durante os últimos anos, nestes países surgiram novos produtores de mirtilos e esta tendência vai aumentar ainda mais. Prova disso é o surgimento de associações e de conferências exclusivamente dedicadas aos produtores de mirtilos. Como a que é realizada todos os anos em Portugal, o “Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo”. Em Espanha, a maior parte da produção de mirtilos vem de Huelva, mas também surgiram novos produtores na Galiza e em outros pontos do norte de Espanha.

À procura da Rentabilidade das Plantações

Produção de Mirtilos

Como em qualquer outro negócio, o principal objetivo dos produtores de mirtilos é que as suas plantações sejam rentáveis. Para isso, necessitam de informação detalhada sobre a produção e comercialização de mirtilos, de forma a fazerem uma análise financeira adequada das suas plantações.

Relatório da Universidade de Cornell sobre pragas de pássaros nas plantações

Neste artigo vamos resumir as principais conclusões de um relatório do Departamento de Horticultura – Faculdade de Agricultura – da Universidade de Cornell (Estados Unidos) sobre o problema das aves como uma das principais pragas nas plantações de mirtilos, morangos e uvas. Pode descarregar o relatório completo (em inglês) em www.fruit.cornell.edu.

De acordo com este relatório, quase 30% da colheita de mirtilos no norte dos Estados Unidos, e 10% no total da geografia norte-americana, é perdida por causa dos pássaros. Isto representa umas perdas de aproximadamente 10 milhões de dólares!

Eficácia de diferentes soluções para Afugentar Pássaros em Plantações de Mirtilos

Especialistas em Fauna Silvestre da Universidade analisaram a eficácia de diferentes soluções para afugentar pássaros em plantações de mirtilos e cerejas e obtiveram as seguintes conclusões:

  • Redes anti pássaros– São caras e difíceis de instalar
  • Repelentes químicos – Baseados em antranilato de metilo – O seu sabor consegue evitar que as aves comam o fruto. No entanto, ao ser um composto volátil, tem uma eficácia muito curta. Foram conseguidos bons resultados durante cerca de três dias, mas passados estes três dias, estes repelentes químicos perdem a sua eficácia. Ao longo da temporada, é necessário aplicá-los 4 vezes e depois dos dias de chuva. Isto aumenta o custo do tratamento.
  • Canhões espanta pássaros – São eficazes apenas em períodos curtos de tempo. É necessário mudá-los de posição regularmente e complementá-los com outros repelentes visuais de pássaros.
  • Repelentes de pássaros “Bird Gard” – Emitem sons digitalizados de pedidos de socorro das espécies de aves a afugentar, em conjunto com sons de predadores, como o falcão. Estes sons são emitidos de forma aleatória. Foi observada uma redução na quebra da colheita. Quando se deixa de utilizar os repelentes Bird Gard, a população de pássaros aumenta dramaticamente.
  • Figuras de coruja – Um dos produtores de mirtilos entrevistado referiu a eficácia da réplica de coruja, que é montada numa vara telescópica, o que permite que a coruja se vá movimentando apenas com a brisa.
  • Outros dispositivos como íman e luzes estroboscópicas – não foram eficazes.

Conclusões do estudo

As soluções mais eficazes para afugentar pássaros em plantações de mirtilos são as que se baseiam numa combinação de repelentes de pássaros por sons e repelentes visuais de pássaros.

Experiência da BirdGard contra Tordos, Estorninhos e Melros em Plantações de Mirtilos

Apenas no ano passado, a BirdGard Iberia distribuiu soluções de repelentes de pássaros a mais de trinta plantações de mirtilos em Espanha e Portugal.

Estas soluções baseiam-se principalmente em repelentes de pássaros por sons dos modelos Bird Gard Pro Plus e Bird Gard Super Pro.

Estes repelentes de pássaros foram configurados com o chip #61 – que é específico contra tordos, estorninhos e melros. Os tordos, estorninhos e melros são as espécies de pássaros que normalmente causam mais problemas nas plantações de mirtilos.

Em alguns casos, estes repelentes de pássaros por sons foram complementados com repelentes visuais de pássaros, como a réplica de coruja, a Coruja Espanta Pássaros ou o  Falcão Espanta Pássaros.

Estamos orgulhosos por puder ajudar a solucionar um dos principais problemas na produção de mirtilos: o problema com os pássaros, e por ajudar no aumento da rentabilidade destas plantações.

O artigo “O Governo da Rioja adquire repelentes sónicos de aves BirdGard para o controlo de aves“, explica a referência do Governo da Rioja no uso de repelentes sónicos BirdGard em plantações de mirtilos e de outros frutos silvestres.

Se também tem problemas com os pássaros nas suas plantações, não hesite em entrar em contacto connosco. Um dos nossos especialistas terá todo o gosto em ajudar gratuitamente a encontrar a solução mais eficaz para o seu caso.