Afugentar-Gatos

Afugentar Gatos

Este artigo mostra-nos que produtos podemos usar para afugentar gatos, e também…:

Produtos para Afugentar Gatos

Felizmente hoje em dia temos ao nosso dispor uma vasta gama de produtos para afugentar gatos. Vejamos os produtos anti gatos mais importantes:

  • Repelente de Gatos por Ultrassons – Recomendados porque são eficazes e não provocam danos no animal
  • Gaiolas Armadilha para Gatos – Recomendadas porque permitem capturar os gatos de rua sem lhes provocar qualquer tipo de dano. Se estiver interessado neste método anti gatos, recomendamos-lhe o artigo «Melhores Gaiolas Armadilha de Animais. Comparação e Recomendações»
  • Cercas Eletrificadas – Não as recomendamos, são perigosas e podem provocar danos aos gatos
  • Aspersor de Água para Afugentar Gatos– Também recomendados porque são eficazes e não provocam qualquer tipo de dano aos gatos
  • Repelente para Gatos líquido. De aplicação manual e duração limitada. É necessário borrifar o produto nas zonas onde não queremos que os gatos se aproximem: plantas, árvores, caixotes de lixo, relva…
  • Repelente de Gatos granulado. De aplicação manual e duração limitada. Funcionam em modo de barreira. É necessário colocar o produto no perímetro da área que queremos proteger dos gatos
  • Repelente de Gatos pelo cheiro:
    • Como a citronela ou os óleos essenciais de limão ou laranja ou as infusões de alho…
    • Plantas perfumadas, como o eucalipto, a menta, a hortelã ou o manjericão
    • De forma geral, são remédios caseiros para afugentar gatos que não recomendamos porque são muito pouco eficazes

Como funciona um Repelente de Gatos por Ultrassons

Um repelente de gatos por ultrassons é um equipamento que funciona a pilhas, ligado à corrente elétrica ou através de um painel solar incorporado no equipamento.

Tipicamente, o repelente de gatos por ultrassons é de uso externo. Ou seja, é recomendado para afugentar gatos em jardins, pátios, esplanadas, etc… e portanto, pode ser usado no exterior, sendo resistente à chuva, à neve, etc…

Todos estes repelentes de gatos por ultrassons estão equipados com um detetor de movimento que deteta a presença do animal numa determinada faixa de abrangência. Nesse momento, o repelente de gatos dispara um apito ultrassónico numa frequência entre 21Khz e 25Khz. O sistema auditivo dos gatos funciona neste intervalo de frequência. Portanto, os gatos ouvem este apito como um som muito forte que os assusta. Desta forma, o dispositivo consegue afastar os gatos.

Alguns destes repelentes de gatos por ultrassons combinam a emissão deste apito ultrassónico com outros elementos, como por exemplo um flash de luz ou um borrifo de água, que combinados conseguem ainda melhores resultados a afastar gatos.

Na loja on-line da BirdGard Iberia – Portugal encontrará uma cuidada seleção dos melhores repelentes de gatos das principais marcas do mercado. Consulte as características técnicas dos diferentes ultrassons para gatos para conhecer o seu alcance em relação ao movimento, abrangência, extras, acessórios disponíveis, etc…

As pessoas ouvem os ultrassons para gatos?

O intervalo de audição típico para um ser humano é de 20 kHz. Os ultrassons para gatos costumam operar numa categoria de frequências de som de 23KHz (+ /-2 KHz) que está fora do intervalo de audição normal para a maior parte das pessoas. Podemos «sentir» o repelente de gatos por ultrassons, mas não o ouvimos no volume em que realmente é emitido.

Os repelentes de gatos por ultrassons conseguem afastar qualquer gato?

De forma geral, os ultrassons para gatos conseguem afastar todas as espécies de gatos. No entanto, se o gato for muito velho ou tiver problemas de audição poderia não ouvir tão fortemente os apitos ultrassónicos e, portanto, não ser tão eficaz.

Problemas mais comuns provocados pelos gatos

Os gatos são animais muito limpos e, para fazerem as suas necessidades, gostam de se afastar da zona onde vivem. O que faz com que muitas pessoas fiquem cansadas de limpar as fezes dos gatos dos vizinhos.

Os gatos de rua também são um problema. Além disso, como o tempo de gestação dos gatos é muito curto (apenas 65 dias), se não forem controladas, as populações de gatos de rua aumentam muito rapidamente.

Alguns gatos procuram refúgio por baixo dos carros e, embora com menos frequência, às vezes arranham a carroceria.

Recomendações anti gatos

Afugentar-Gatos

Se tiver que afastar gatos indesejados, o mais fácil e eficaz é instalar um repelente de gatos. É importante posicionar bem o equipamento na zona de entrada dos gatos ou na zona que queremos proteger.

Mas além da instalação de um repelente anti gatos, é aconselhável tomar algumas medidas muito simples para evitar tudo o que possa atrair um gato. Por exemplo:

  • Deitar fora o lixo ou colocá-lo em recipientes seguros. Os restos do lixo são a principal fonte de alimentação dos gatos de rua
  • Não deixar restos de alimentos, bebidas…
  • Ou alimentos para animais de estimação ao alcance dos gatos