allontanare gli uccelli dalle coltivazioni

Como Afugentar Aves das Plantações

Para muitos agricultores, os danos causados pelas pragas de pássaros nas plantações (árvores frutíferas, vinhas,  olivares, campos de cereais….) têm enormes repercussões económicas. Em outros casos, como em pequenas hortas, os danos produzidos pelos pássaros podem ser mais limitados. No entanto, é importante não ignorar o problema e implementar rapidamente soluções eficazes e rentáveis para afugentar aves das plantações.

Este artigo ensina-nos:


Espécies de pássaros que mais atacam as plantações

Se queremos afugentar aves das plantações, em primeiro lugar é muito importante identificar quais as espécies de pássaros que causam o problema. Para isso, facultamos um resumo dos principais pássaros que atacam as hortas e as plantações em Espanha e Portugal:

Tordos e Estorninhos

espantar_tordos_estorninhosOs tordos e os estorninhos agrupam-se em grandes bandos e são um grave problema para os campos. Quando um bando de tordos ou estorninhos ataca as árvores frutíferas, as vinhas, os olivares ou os campos de cereais, pode literalmente devastar toda a colheita.

Se necessita espantar tordos ou estorninhos da sua horta ou plantação, recomendamos que leia os seguintes artigos:

Corvos, Pegas, Gralhas e Gaios

afugentar_corvosafugentar_pegasOs corvos, as pegas, as gralhas e os gaios são pássaros muito inteligentes que provocam muitos danos nos campos de cereais, de milho… Também causam perdas importantes nas árvores frutíferas, onde comem os rebentos e os frutos em diferentes momentos da sua maturação.

Se necessita espantar corvos, pegas ou gralhas, recomendamos os seguintes artigos:

Pardais e Pombos

Espantar_Pardais Espantar_PombosOs pardais costumam atacar as vinhas, os olivares e as árvores frutíferas. Este artigo proporciona excelentes recomendações sobre como espantar pardais.

Os pombos não são apenas os ratos das cidades. Os pombos e as rolas-turcas também atacam os campos de cereais e outras plantações.

 

Periquitos-Monge e Periquitos-de-Colar

Espantar_Periquitos_MongeOs periquitos-monge e os periquitos-de-colar são aves muito agressivas que vivem em grandes bandos. Procuram hortas e plantações para se alimentarem e regressam às aldeias e cidades para dormir. Ao serem aves muito agressivas, estão a deslocar as espécies autóctones e a converter-se numa praga.


Quais os tipos de plantações que os pássaros atacam e quando é que o fazem

Normalmente, os pássaros atacam mais as plantações isoladas, porque existem poucas fontes alternativas de alimento na zona.

Os pássaros também atacam com mais frequência as plantações que estão próximas de árvores ou de bosques, já que utilizam estas árvores para descansar, ter uma boa visão da zona e proteger-se.

Por outro lado, os pássaros atacam mais as plantações de maturação precoce ou plantações de maturação mais tardia. Nessas alturas há menos comida nos campos, fazendo com que a pressão dos pássaros sobre este tipo de plantações seja superior.

Afugentar Aves das PlantaçõesSe pela experiência da última temporada já sabe que a sua horta ou plantação será atacada pelos pássaros, a nossa recomendação para a próxima temporada, é que coloque um sistema para proteger a sua plantação dos pássaros, pelo menos duas semanas antes da altura prevista de chegada dos pássaros.

Por exemplo, instale um sistema para proteger a sua plantação dos pássaros duas semanas antes do fruto amadurecer ou antes da sementeira da semente do cereal. É muito mais eficaz fazê-lo desta forma, já que evita logo desde o início que os pássaros ataquem a sua plantação. Se não o fizer, terá de espantar pássaros da horta, já que eles já lá estarão a alimentar-se.

O melhor método para afugentar aves das plantações

Num artigo anterior apresentámos os 4 principais métodos para proteger as plantações dos pássaros. Neste artigo vamos centrar-nos no que achamos ser o melhor método para espantar pássaros da horta: os repelentes de pássaros sonoros.

A perturbação acústica para os pássaros é um método comprovadamente eficaz para espantar pássaros da horta, ou plantação. No entanto, deve ter em conta que é virtualmente impossível espantar 100% dos pássaros de uma colheita durante 100% do tempo. Os repelentes de pássaros sonoros têm como objetivo espantar a maior parte dos pássaros de uma plantação, a um custo muito mais baixo do que o de outros métodos de controlo de aves.


Qual é a marca líder para espantar pássaros da horta?

espantar-passaros-plantaçõesEntre os repelentes de pássaros sonoros existentes no mercado, a marca líder indiscutível para afugentar aves das plantações é a norte-americana Bird Gard.

Para uma maior eficácia contra os pássaros, os investigadores da Bird Gard desenvolveram uma tecnologia que combina, num chip ou cartão de som, sons eletrónicos de assédio, pedidos de socorro das próprias espécies de pássaros a afugentar e sons dos seus predadores.

Ou seja, os repelentes de pássaros sonoros Bird Gard são configurados com um chip ou cartão de som que é específico para o tipo de aves a espantar.

Vamos rever as principais espécies de aves que atacam as plantações em Espanha e Portugal e qual o cartão de som adequado para espantar estes pássaros das hortas:

  • Para espantar tordos e estorninhos da sua horta, utilize o Chip #61
  • Se tem que espantar corvos pode escolher qualquer um destes três chips: Chip #49, Chip #86, Chip #171
  • Para espantar pegas, chip #66
  • Se tem que espantar gralhas, entre em contacto connosco e explicarmos-lhe qual a melhor solução. Este caso é mais complexo…
  • Para espantar gaios pode utilizar o Chip #22
  • Se o que necessita é espantar pardais, escolha o Chip #62
  • Para espantar pombos, o melhor é o Chip #35
  • Para espantar periquitos-monge e periquitos-de-colar necessita do Chip #69

espantar_passaros_da_hortaOs repelentes de pássaros Bird Gard reproduzem os sons de forma aleatória. Ou seja, os sons são emitidos em padrões diferentes, com combinações de som diferentes, em frequências diferentes e através de colunas diferentes. Tudo isto consegue diminuir a probabilidade dos pássaros se habituarem aos sons. Desta forma, conseguem-se excelentes resultados.

Basicamente existem 4 modelos de repelentes de pássaros sonoros Bird Gard em função do tamanho da horta ou da plantação que queira proteger contra os pássaros. Visite a página da BirdGard Iberia – Portugal para ver todos os modelos.