afastar-andorinhas

Como afastar andorinhas – Em três passos

Como afastar andorinhas…. As andorinhas deixam muita sujidade e excrementos nas zonas onde fazem os seus ninhos. Este artigo dá-lhe os três passos que deve seguir para afugentar andorinhas e também o que não deve fazer…

Além disso, aprenderá sobre:

As Andorinhas: um benefício para o campo, um problema em algumas zonas urbanas

As andorinhas vivem em grupos e são aves insetívoras, ou seja, alimentam-se quase exclusivamente de insetos. Estas aves além de não causarem danos nos cultivos, também são muito benéficas para os agricultores já que comem os insetos que podem danificar as colheitas.

As andorinhas preferem o campo aberto e as zonas húmidas, onde encontram mais insetos. No entanto, estão muito habituadas à presença do homem e não evitam as zonas habitadas.

É nas zonas urbanas, como as cidades, quintas, complexos turísticos, zonas de gado, que as andorinhas podem ser realmente um problema. Por um lado, devido aos excrementos e à sujidade que deixam nas zonas onde fazem os ninhos, e por outro, devido ao seu chilrear constante que começa logo ao amanhecer e que incomoda bastante os vizinhos

Em Portugal há muitas quintas e casas rurais que têm este problema. Como as andorinhas vivem em grupo, numa mesma edificação podem estar de 50 a 100 ninhos de andorinhas.

É possível retirar os Ninhos das Andorinhas?

As andorinhas constroem os ninhos com lama, erva seca e palha que aderem às vigas, tetos ou paredes de estábulos, varandas, alpendres, casas… As andorinhas são muito rápidas a construir os ninhos. Podem tê-los prontos em apenas 24 horas. Os ninhos de andorinhas têm forma de tigela, com um orifício aberto na zona superior, por onde entram e alimentam os filhotes.

É muito importante não esquecer que tanto as andorinhas, os andorinhões e as andorinhas-dos-beirais, como os seus filhotes, ninhos e ovos estão protegidos na Europa. Para poder retirar os ninhos das andorinhas é necessário pedir autorização ao órgão ambiental da região. E apenas pode ser feito quando não for época de reprodução.

Meses de Migração e Reprodução da Andorinha

A maior parte das andorinhas migram para África durante os meses de setembro / outubro para evitar o frio do inverno. Nos últimos anos observou-se que algumas ficam em Espanha, principalmente na zona da Andaluzia: Sevilha, Cádis…. e Portugal.

As andorinhas regressam a Espanha e Portugal com a primavera, normalmente no mês de março. Os especialistas onstataram que o tempo de regresso das andorinhas a Espanha e Portugal adiantou-se durante os últimos anos, pelo menos duas semanas.

Espanha e Portugal fazem parte da passagem migratória das andorinhas para a Europa e é possível ver, nos nossos céus, grandes bandos de centos e até milhares de andorinhas.

As andorinhas regressam a Espanha e Portugal para criar os seus filhotes. As andorinhas não são pássaros que vivam durante muito tempo e têm uma reprodução muito alta. As fêmeas incumbam os ovos durante um par de semanas. Depois de nascerem, os filhotes permanecem nos seus ninhos durante umas três semanas. Até começarem a voar.

Como afastar andorinhas? Se as andorinhas estão a criar no seu alpendre, varanda, casa,… a seguir explicamos-lhe o que deve e o que não deve fazer para se livrar das andorinhas.

Que não deve fazer para afugentar andorinhas

As andorinhas, os seus filhotes, os seus ninhos e os seus ovos estão protegidos tanto a nível nacional como a nível europeu. Por isso, se necessita afugentar andorinhas:

  • Não utilize venenos ou repelentes químicos. Não lhes pode provocar danos
  • Não derrube os ninhos das andorinhas durante a época de reprodução. E fora desta época, apenas o pode fazer com autorização do órgão ambiental da sua região
  • Não se recomenda a utilização de picos ou de geles anti pouso. Estes são contraproducentes, já que ajudam as andorinhas a fixar os seus ninhos.

Como afastar andorinhas… Três passos para afugentar andorinhas

  1. Peça autorização para retirar os ninhos das andorinhas
  2. Limpe bem a zona para evitar qualquer vestígio da sua presença. Isto evitará que as andorinhas voltem a fazer os ninhos nessa zona
  3. Utilize um repelente ecológico que não cause danos às aves. Escolha o repelente para andorinhas adequado para o seu caso concreto:

Repelente para andorinhas

Como Afastar Andorinhas

  • Em áreas semifechadas, quando os ninhos das andorinhas estão em varandas, janelas, alpendres,… utilize um Repelente para Andorinhas por Ultrassons que seja potente. O Repelente para Andorinhas por Ultrassons “UltraSonX” demonstrou-se eficaz contra as andorinhas. Cria um ambiente hostil, incómodo e evita que as andorinhas façam os ninhos na zona.
  • Nestas áreas, considere também instalar um Repelente para Andorinhas Visual. Recomendamos:Coruja_Espanta_Passaros
  • Coruja Espanta Pássaros. Este equipamento é uma réplica da coruja real, que move as asas com apenas uma leve brisa. Tenha em conta que a coruja é um dos predadores das andorinhas, por isso, as andorinhas afastam-se da zona assim que a veem.
  • O Falcão Espanta PássarosFalcão Repelente de pássarosO Falcão Espanta Pássaros é um repelente visual de pássaros, que simula o voo de um falcão, em pleno ar. O falcão é uma ave de rapina que caça para se alimentar. Perante a presença do falcão, o instinto natural dos pássaros é o de fugir. O Falcão Espanta Pássaros aproveita este instinto natural das aves, para as afugentar de forma natural, sem as magoar. Descubra os pontos principais do seu funcionamento.
  • repelente-de-andorinhasEm grandes áreas abertas, utilize um Repelente para Andorinhas por Sons. Este equipamento tem uma combinação de sons dos predadores das andorinhas, como o falcão e a coruja; e sons de alarme e auxílio das próprias andorinhas. Recomendamos o afugentador BirdGard Pro com chip #73 contra andorinhas. Funciona!
AviFin-Gel-Repelente-de-Aves
  • Pode complementar a ação dos repelentes de andorinhas com um gel repelente de aves, como o Avifin Gel. Se for utilizar Avifin Gel Repelente de Aves para andorinhas, aplique uma ou duas linhas de Avifin Gel com a pistola de silicone na parede, vários centímetros abaixo do ângulo com o teto, para que fiquem aproximadamente no centro dos ninhos antigos, depois de estes serem retirados.

Com estes três passos simples vai conseguir evitar que as andorinhas façam os seus ninhos na sua casa, alpendre, quinta, fábrica. Em qualquer caso, se tiver problemas com as andorinhas, e tiver alguma dúvida sobre como afastar andorinhas e que produtos utilizar, não hesite em entrar em contacto connosco. Um dos nossos especialistas poderá recomendar-lhe a melhor solução para afugentar andorinhas adaptada ao seu caso específico.