sbarazzarsi-degli-storni

“O repelente BirdGard Pro foi um sucesso para afastar os estorninhos”

Este artigo relata a experiência de um dos clientes da BirdGard Iberia com o repelente bioacústico BirdGard Pro para afastar os estorninhos que estavam a causar muitos problemas no complexo turístico que o cliente tem na ilha de Mahón.

O complexo tem um edifício onde se encontram os quartos dos hóspedes, a esplanada, a cafetaria, a sala de refeições e o estacionamento. Os jardins têm aproximadamente 80 metros de comprimento e 40 metros de largura. Neles existem pinheiros muito altos, com cerca de 15 metros de altura. A esplanada da cafetaria está localizada dos próprios jardins.

Por razões internas, o cliente prefere não publicar o seu nome, mas quis partilhar a sua experiência com a praga de estorninhos que invadiu os jardins das suas instalações em novembro deste ano e como conseguiram afastar os estorninhos com o repelente bioacústico BirdGard Pro.

Problemas causados pela praga de Estorninhos no jardim

praga-de-estorninhos-jardim

Todos os anos, em janeiro ou fevereiro, os bandos de estorninhos utilizam os pinheiros altos do jardim para descansar. No entanto, este ano, sofremos uma verdadeira praga de estorninhos.

Milhares de estorninhos chegaram em novembro aos nossos jardins começaram a utilizar os pinheiros como ponto de descanso, para passar a noite. Chegavam todos os dias ao anoitecer, por volta das cinco da tarde e ficavam nos pinheiros durante toda a noite, até cerca das sete da manhã.

praga de estorninhos causou-nos muitos problemas. Não só por causa do barulho que faziam durante toda a noite, já que no final era possível aguentar ao fechar as janelas, mas sobretudo por causa da quantidade de excrementos e do mau cheiro que geravam.

Os pinheiros estão por cima da esplanada da cafetaria e a praga de estorninhos tornou impossível a utilização da esplanada. Os toldos da cafetaria encheram-se de excrementos e ficaram praticamente inutilizáveis. A partir das cinco da tarde, quando começavam a chegar os estorninhos, até às sete da manhã, quando se iam embora, não era possível estar naquela zona.

As pessoas alojadas nas nossas instalações tinham de utilizar chapéus-de-chuva para se protegerem dos excrementos da praga de estorninhos pousados nas árvores.

Tivemos que contratar serviços de limpeza extraordinários. Mas não foi suficiente. À noite, os serviços de limpeza deixavam a zona limpa, mas na manhã seguinte já estava novamente repleta de excrementos de milhares de estorninhos, pousados durante toda a noite nos pinheiros do jardim.

Métodos de controlo inicialmente utilizados para tentar combater os estorninhos

Inicialmente, tentámos combater a praga de estorninhos com repelentes visuais de pássaros, mas não produziram quaisquer resultados.

Instalámos no telhado da residência, que está em frente do jardim e quase à altura dos pinheiros, uma coruja que move as asas, e um pouco mais tarde uma réplica de um falcão voador. Mas não serviu de nada. A praga de estorninhos nem se alterou perante a coruja. O falcão intimidou-os um pouco mais, mas depois de algum tempo acabaram por voltar a pousar nas árvores. Nenhum destes métodos foi suficiente para afastar os estorninhos.

O nosso veterinário fez uma inspeção à zona e informou-nos que a praga de estorninhos estava a criar um problema de higiene ambiental. Era necessário resolver o problema com um método sério de controlo de pragas de estorninhos.

O serviço de falcoaria do aeroporto de Mahón recomendou-nos o repelente bioacústico de estorninhos BirdGard

espanta-passaros-bird-gard-pro

Pedimos recomendação aos serviços de falcoaria do aeroporto de Mahón. Eles indicaram-nos que o único método que conheciam, que realmente funcionava para afastar a praga de estorninhos, era o repelente bioacústico BirdGard Pro.

Enviaram-nos uma fotografia do equipamento e alguns dias depois recebemos o repelente bioacústico da BirdGard Iberia.

Instalação do repelente de estorninhos BirdGard

Recebemos o equipamento numa sexta-feira de manhã. Essa mesma manhã instalámo-lo numa das varandas do primeiro andar da residência, que está em frente ao jardim. O repelente de estorninhos foi colocado a uns 5 metros de altura, a apontar para o jardim, a cerca de 10 metros de distância dos pinheiros mais próximos.

Instalámos o repelente bioacústico BirdGard Pro tal e como vem de fábrica, sem fazer nenhuma alteração à configuração. O repelente começou a emitir sons, mas nesse momento a praga de estorninhos não estava no jardim.

Nesse dia, quando regressámos à noite à residência, pensámos que o repelente de estorninhos não funcionava porque os estorninhos estavam nas árvores, como todos os dias.

Demo-nos conta que o repelente não estava a emitir sons, por isso, fomos verificá-lo. Quando apontámos a luz do telemóvel ao repelente, ele começou novamente a emitir sons. Assim que os estorninhos ouviram os pedidos de auxílio de outros da sua espécie e os gritos dos seus predadores, começaram a levantar voo das árvores.

O repelente bioacústico de estorninhos tem uma célula fotoelétrica e pode ser configurado para emitir sons apenas de dia, apenas de noite ou de dia e de noite. Tal e como vem de fábrica, o repelente está configurado para funcionar apenas durante o dia. Por isso, modificámos a configuração para que estivesse operacional 24 horas por dia.

Sucesso total. Recomendo esta solução a qualquer pessoa que tenha problemas com as pragas de estorninhos.

afastar-os-estorninhos

Aquela noite foi um espetáculo e tanto. A praga de estorninhos esteve toda a noite à volta pela zonaEram milhares de estorninhos.

Na manhã seguinte, os estorninhos tinham desaparecido e nunca mais voltaram ao nosso jardim.

Mantivemos o repelente de estorninhos em funcionamento contínuo durante várias semanas por medo a que regressassem. Mas não regressaram.

Os sons do repelente bioacústico não eram incomodativos no interior do edifício. São todos sons naturais de aves e, com as janelas fechadas, dentro das habitações, não se ouvem.

O sucesso do repelente BirdGard para afastar a praga de estorninhos foi tal que chegámos a pensar que tinha coincidido com o momento em que a praga de estorninhos emigrava da ilha. Mas alguns dias mais tarde confirmámos que não era assim. Os estorninhos tinham-se reposicionado noutra zona: num parque a aproximadamente 1km das nossas instalações, onde não causavam qualquer problema.

Os resultados do repelente para combater a praga de estorninhos do nosso jardim foram imediatos. Apenas foi necessário pôr o repelente BirdGard em funcionamento. Os estorninhos estiveram durante toda essa noite a esvoaçar, mas de manhã já tinham ido embora e não voltaram.

Ocasionalmente, de manhã vemos o bando de estorninhos a passar por cima do nosso jardim, mas nunca mais voltaram a pousar nos nossos pinheiros.

Recomendo o repelente bioacústico BirdGard Pro a todas as pessoas que tenham problemas com pragas de estorninhos. No nosso caso, foi um grande sucesso.