Os 5 melhores produtos para proteger o seu barco das gaivotas

Na BirdGard Iberia – Portugal somos especialistas em repelentes de pássaros. A seguir, deixamos a nossa seleção dos 5 melhores produtos para proteger o seu barco de gaivotas, corvos-marinhos e outras aves marinhas:

  1. StopGull TopMast – Evita que as gaivotas pousem no topo do mastro
  2. StopGull Spreaders – Impede que as gaivotas pousem nos vaus da vela
  3. StopGull Falcon – Simula o planar de um falcão nas proximidades do barco
  4. StopGull Keeper – Protege elementos do barco como o radar, a antena…
  5. StopGull Air – Deixamos para o final talvez o produto mais interessante pela sua versatilidade para proteger praticamente qualquer tipo de barco e qualquer parte deste de gaivotas, corvos-marinhos e outras aves.

A Associação Internacional de Escolas de Vela (ISSA) também recomenda os repelentes para barcos StopGull para portos, marinas e escolas de vela.

Problemas causados ​​por gaivotas, corvos-marinhos e pelicanos em barcos

Uma das partes menos agradáveis ​​de ter um barco é ter de limpar os excrementos dos pássaros que pousam no barco. As gaivotas adoram pousar no topo do mastro e nos vaus da vela. Estas partes do barco proporcionam excelente visibilidade e um local tranquilo para descansarem e comerem. Infelizmente, isto significa que os seus excrementos e restos de comida acabam por danificar a pintura, o convés e a lona do barco.

Encontrar o barco manchado com excrementos de pássaros não envolve apenas uma árdua tarefa de limpeza e potenciais problemas de saúde devido às bactérias presentes nos excrementos; se forem deixados durante algum tempo, ao serem muito ácidos, também podem provocar problemas dispendiosos de reparação nas lonas e no convés do barco. Além disso, as gaivotas, os pelicanos e os corvos-marinhos, ao serem aves de grande porte, podem causar danos nos sistemas de vento e de navegação instalados no mastro.

Assim, para evitar todos os inconvenientes associados aos pássaros e aos seus excrementos, a melhor forma de proteger o seu barco das gaivotas é evitar que pousem no barco.

E a boa notícia é que existem produtos muito baratos, robustos, de baixa manutenção, fáceis de instalar e muito eficazes que previnem que as gaivotas pousam no seu barco. Apresentamo-los a seguir:

1. StopGull TopMast

stopgull-topmast

O StopGull TopMast é o produto indicado para evitar que gaivotas, corvos-marinhos, pelicanos e outras aves marinhas pousem no topo do mastro. Não apenas evita os excrementos de pássaros no veleiro, como também protege os sistemas de vento e navegação. As gaivotas e os corvos-marinhos, ao serem aves de grande porte, muitas vezes danificam estes sistemas ao pousarem no topo do mastro.

O StopGull TopMast consiste num mastro com 10 lâminas que rodam com a brisa do vento. É uma solução robusta e muito eficaz.

2. StopGull Spreaders

stopgull-spreaders

O StopGull Spreaders  é o melhor produto para evitar que gaivotas, corvos-marinhos e outras aves marinhas pousem nos vaus da vela e assim evitar os seus excrementos no veleiro.

O StopGull Spreaders consiste num cabo tensionado que vai do mastro até à cobertura. Praticamente invisível a partir do deck. O StopGull Spreaders é fornecido num kit, com todos os elementos necessários para a sua instalação. É uma solução muito económica e eficaz.

3. StopGull Falcon

O StopGull Falcon simula, de forma muito realista, o planar de um falcão à volta do barco. Como o falcão é um predador, as gaivotas, os pelicanos e os corvos-marinhos preferem evitar aproximar-se da zona onde o falcão voa.

O StopGull Falcon consiste num mastro telescópico de 7 metros de altura, que deve ser fixo ao mastro do veleiro. Este poste telescópico termina numa figura com a forma e as cores de um falcão. O StopGull Falcon foi desenhado para que, com a brisa do vento, a figura de falcão simule o planar de um falcão. Este voa em todas as direções e é muito realista. É bastante diferente das figuras de corujas, que são muito estáticas e não conseguem intimidar as gaivotas, os corvos-marinhos ou os pelicanos de se aproximarem do barco. Deixamos-lhe um vídeo muito curto, para que o possa ver em ação:

4. StopGull Keeper

StopGull-Keeper

O StopGull Keeper foi desenhado para proteger elementos do barco como o radar, a antena… onde os pássaros costumam pousar.

Consiste num corpo rotor, que é colado a uma superfície plana com adesivo industrial, e uma série de lâminas semirrígidas que rodam com o vento. Cobre um diâmetro de cerca de 50 cm. As lâminas estão dispostas de forma a evitar que as gaivotas, os pelicanos, os corvos-marinhos e outras aves de grande porte pousem na área protegida pelo StopGull Keeper.

5. StopGull Air

 stopgull-air

O StopGull Air é o produto mais versátil para proteger o seu barco de gaivotas, corvos-marinhos e qualquer outra ave. Existem muitos acessórios para proteger qualquer ponto do barco e qualquer tipo de barco. Pode colocar o StopGull Air no bimini quando este está dobrado, no bimini quando está aberto, na retranca, no corrimão, numa lancha insuflável, nos colchões de ar, sobre o motor, sobre um Boat Vent3….

O StopGull Air consiste numa base da qual saem duas lâminas, que terminam numas palhetas, que rodam com o vento. Existem dois modelos do StopGull Air dependendo do comprimento das lâminas. A versão normal e a versão StopGull Air XL.

Outra vantagem do StopGull Air é que, quando está a navegar, pode dobrá-lo com muita facilidade e quase não ocupa espaço. É um produto robusto, económico e eficaz que nunca desilude.

A Associação Internacional de Escolas de Vela também recomenda os repelentes para barcos StopGull

A Associação Internacional de Escolas de Vela, ou ISSA, pela sua sigla em inglês: International Sailing School Association, é uma instituição sem fins lucrativos fundada na Suíça há mais de 50 anos. Está presente em todos os continentes e conta com mais de 3.000 escolas de vela.

Depois de mais de um ano da instalação dos repelentes de aves StopGull em diferentes veleiros em vários países, com condições climatéricas muito diversas, relatam que a eficácia alcançada pelos repelentes StopGull para evitar que os pássaros pousem nos diferentes elementos dos barcos foi totalmente satisfatório.